Desde o início do processo da descentralização da Saúde para as autarquias, a Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) tem vindo a manifestar a vontade de assumir as competências nesta área, porém só o fará se o Ministério da Saúde garantir a realização das obras necessárias no Centro de Saúde de Rio Maior, através da transferência do valor estimado para as mesmas, na ordem do 1,5 milhões a 2 milhões de euros.

A CMRM já transmitiu as suas intenções de assumir as competências na área da Saúde ao ACES Lezíria, à ARS LVT e ao Ministério da Saúde, no entanto, não assinará o auto de transferência sem um compromisso escrito, por parte do Ministério da Saúde, em como assegura o valor financeiro para a realização das obras no Centro de Saúde. O Município de Rio Maior não aceitará assinar qualquer acordo que possa lesar o orçamento municipal e consequentemente os riomaiorenses.

Durante o último ano, por forma a aferir as reais necessidades na área da saúde no concelho, a CMRM realizou um levantamento exaustivo de todas as necessidades do Centro de Saúde de Rio Maior. Desse levantamento, resultou o valor estimado de investimento de 1,5 a 2 milhões de euros.  Estes dados foram transmitidos ao Ministério da Saúde, numa reunião com o Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Eduardo Leal, no passado mês de setembro, tendo a CMRM deixado bem claro que não aceita a transferência de competências caso o montante proposto não seja cumprido.

A Câmara Municipal de Rio Maior sugeriu ainda a realização de um levantamento de necessidades conjunto, feito em parceria pela CMRM e pela ARS LVT, para corroborar o valor proposto pela autarquia, tendo essa ideia sido acolhida com agrado pelo Ministério da Saúde. No entanto, até ao momento, a operação proposta pelo Município de Rio Maior ainda não avançou, tendo a ARS LVT marcado, entretanto, uma reunião técnica para o dia 16 de Novembro.

A Câmara Municipal de Rio Maior pede assim celeridade ao Ministério da Saúde para que possam ser cumpridos os requisitos necessários para a formalização do acordo de transferência de competências numa área tão importante para os munícipes, transferindo para a autarquia os valores justos e adequados.

Leia também...

Lar da Misericórdia de Benavente com 34 infectados entre utentes e funcionários

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente tem 29 utentes e cinco funcionários infectados com o vírus SARS-CoV-2, estando os idosos em…

Hospitais do Médio Tejo iniciam hoje vacinação contra a Covid-19

O Centro Hospitalar do Médio Tejo inicia esta terça-feira, dia 29 de dezembro, como outras entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, a vacinação…

Matilde nasceu numa ambulância e é o primeiro “Bebé do Ano” da ULS Médio Tejo

A “bebé do ano” não nasceu nas quatro paredes da maternidade em Abrantes. Veio ao mundo a bordo da ambulância de Suporte Imediato de…

Ministério assegura que obras no Hospital de Santarém serão retomadas “em breve”

As obras no bloco operatório do Hospital de Santarém devem ser retomadas “muito em breve”, considerando o reforço dos fundos disponíveis no valor do…