Desde o início do processo da descentralização da Saúde para as autarquias, a Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM) tem vindo a manifestar a vontade de assumir as competências nesta área, porém só o fará se o Ministério da Saúde garantir a realização das obras necessárias no Centro de Saúde de Rio Maior, através da transferência do valor estimado para as mesmas, na ordem do 1,5 milhões a 2 milhões de euros.

A CMRM já transmitiu as suas intenções de assumir as competências na área da Saúde ao ACES Lezíria, à ARS LVT e ao Ministério da Saúde, no entanto, não assinará o auto de transferência sem um compromisso escrito, por parte do Ministério da Saúde, em como assegura o valor financeiro para a realização das obras no Centro de Saúde. O Município de Rio Maior não aceitará assinar qualquer acordo que possa lesar o orçamento municipal e consequentemente os riomaiorenses.

Durante o último ano, por forma a aferir as reais necessidades na área da saúde no concelho, a CMRM realizou um levantamento exaustivo de todas as necessidades do Centro de Saúde de Rio Maior. Desse levantamento, resultou o valor estimado de investimento de 1,5 a 2 milhões de euros.  Estes dados foram transmitidos ao Ministério da Saúde, numa reunião com o Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Eduardo Leal, no passado mês de setembro, tendo a CMRM deixado bem claro que não aceita a transferência de competências caso o montante proposto não seja cumprido.

A Câmara Municipal de Rio Maior sugeriu ainda a realização de um levantamento de necessidades conjunto, feito em parceria pela CMRM e pela ARS LVT, para corroborar o valor proposto pela autarquia, tendo essa ideia sido acolhida com agrado pelo Ministério da Saúde. No entanto, até ao momento, a operação proposta pelo Município de Rio Maior ainda não avançou, tendo a ARS LVT marcado, entretanto, uma reunião técnica para o dia 16 de Novembro.

A Câmara Municipal de Rio Maior pede assim celeridade ao Ministério da Saúde para que possam ser cumpridos os requisitos necessários para a formalização do acordo de transferência de competências numa área tão importante para os munícipes, transferindo para a autarquia os valores justos e adequados.

Leia também...

HDS usa óculos de realidade assistida para apoiar formação em cirurgia colorretal

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recorreu no passado dia 15 de Dezembro, pela primeira vez, ao uso de óculos de realidade assistida (Rod&Cones)…

‘Fit, Fun & Splash’ regressa ao Parque Municipal da Chamusca

Programa municipal está de regresso à vila da Chamusca pelo quarto ano consecutivo, com atividades físicas gratuitas ao ar livre, entre os dias 30…

Surto na Misericórdia de Mação com 61 pessoas infectadas e um óbito

Um total de 61 pessoas, entre utentes e funcionários, de um Lar em Mação estão infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 num surto que causou também…

Disponibilizados testes gratuitos em Rio Maior devido a aumento de casos

 A autoridade de saúde da Lezíria vai realizar, segunda-feira, testes covid gratuitos à população de Rio Maior, considerado como de risco devido ao número…