Na cerimónia de inauguração da 43.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, o chef Rodrigo Castelo foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Santarém, num gesto de reconhecimento pelo seu “contributo excepcional” para a valorização da gastronomia local e nacional. A distinção da Câmara Municipal de Santarém, celebra o percurso de um chef que tem colocado Santarém no mapa da alta gastronomia, sempre com um forte compromisso pela sustentabilidade e pelo uso de produtos locais.

João Leite, presidente da Câmara de Santarém, sublinhou a importância desta distinção ao referir-se a Rodrigo como “um jovem talentoso” que tem feito da gastronomia uma marca de Santarém. “O Rodrigo é um embaixador da nossa cidade, que faz questão de promover Santarém e os seus produtos em todas as oportunidades”, destacou o autarca, referindo-se ao impacto positivo que o chef tem tido, tanto com o restaurante ‘Ó Balcão’, como com a sua estrela Michelin, atribuída recentemente.

Rodrigo Castelo, emocionado, agradeceu a distinção, dedicando-a não apenas à sua família e equipa, mas também à cidade e às pessoas que o têm apoiado ao longo do seu percurso. “Esta medalha é minha, mas também é vossa”, afirmou o chef, visivelmente orgulhoso por representar Santarém. Rodrigo recordou os seus 11 anos de carreira na cozinha, destacando a sua ligação aos produtos portugueses, que o movem e o inspiram diariamente. “Prometo-vos que vou continuar a levar o nome de Santarém ainda mais longe”, afirmou, referindo-se à sua missão de valorizar a gastronomia ribatejana.

O chef não deixou de enaltecer a sua equipa, considerando a distinção como o resultado de um esforço coletivo. “Embora esta batalha pareça individual, eu considero-a colectiva, porque sei que não estou sozinho nos meus sonhos”, acrescentou, deixando uma nota de agradecimento especial à equipa do ‘Ó Balcão’, com quem partilha o dia a dia.

Rodrigo Castelo reafirmou o seu compromisso de elevar a gastronomia de Santarém, num percurso marcado pela inovação, paixão e respeito pelos produtos locais, valores que têm sido o pilar do seu sucesso.

Leia também...

PAN apresenta docente Rita Lopes como cabeça de lista à Câmara de Santarém

A docente de informática e robótica Rita Lopes é a candidata do…

Biblioteca Municipal de Torres Novas acolhe Centro de Documentação do Ribatejo

Foi aprovada por unanimidade, em reunião pública ordinária de 02 de Maio,…

Portugal inicia hoje segunda fase do plano de desconfinamento

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam hoje as aulas presenciais,…

Carlos Esteves inicia terceiro mandato como presidente da Académica de Santarém

Depois das eleições na quinta feira, dia 5 de Maio, Carlos esteves…