Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

 O Teatro Sá da Bandeira (TSB), em Santarém, recebe, dia 13, o concerto “Piano para Piano”, de Rodrigo Leão, incluindo a programação de Maio deste espaço cultural.

A programação de maio do TSB arranca sexta-feira com “O Estado do Mundo (quando Acordas)”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, espectáculo de teatro com o colectivo Formiga Atómica, destinado ao público escolar, afirma o município escalabitano em comunicado.

A peça, que tem por tema a crise climática, terá duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, estando agendado para segunda-feira de manhã, igualmente para o público escolar, o espetáculo de dança “Filar”, pela companhia Antonella D’Ascenzi, da Catalunha (Espanha).

O espetáculo, “uma peça de dança contemporânea e poesia visual que fala sobre a potência da relação entre corpos e objetos”, será apresentado para o público em geral na tarde de domingo, acrescenta.

“Antonella D’Ascenzi é uma criadora italiana de dança e teatro visual radicada na Catalunha, desde 2010, onde desenvolve um projeto cénico para o público familiar e adulto, dialogando com o corpo, objetos e imagens”, afirma.

O espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II, numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, “Cartografia dos Desejos – A Pele”, do coletivo Pele, com direção artística de Maria João Mota e Fernando Almeida, vai ser apresentado nos dias 13, à tarde, e 14, de manhã, no Teatro Clube Ribeirense, na Ribeira de Santarém.

No concerto em que Rodrigo Leão se apresenta com a sua filha Rosa serão apresentadas composições “pensadas para serem executadas em dois pianos acústicos”.

Para 19 e 20 de Maio, à noite, está agendada a apresentação da peça de teatro “As Três Irmãs”, da atriz, cantora, performer e palhaça Tita Maravilha, a partir da peça homónima de Anton Tchekhov, sobre identidade de género e interseccionalidade e que “instiga a reflexão sobre como o sistema político na Rússia (onde a peça acontece) lida com pessoas LGBTQIA+”.

“As Três Irmãs” foi o projeto vencedor da 5.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, uma iniciativa promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), A Oficina (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu), recorda a nota.

A programação de maio do Cineclube de Santarém apresenta, no TSB, “filmes realizados em diferentes pontos do globo, continuando a divulgação de cinematografias inéditas em Portugal”.

Com sessões sempre à quarta-feira, a partir das 21:30, a programação de cinema inclui a exibição, dia 10, de “Regresso do Pó” (2022), do realizador chinês Li Ruijun, “sobre as dificuldades da vida rural na China, mas também sobre o enorme contentamento encontrado nas coisas simples da vida”, filme que recebeu o Prémio do Júri João Bénard da Costa no Lisbon & Sintra Film Festival.

Na noite de 31 de maio, será exibido o filme “Alcarràs” (2022), uma produção italo-espanhola com realização de Carla Simón, sobre a família Solé, “que sobrevive há três gerações do cultivo de pessegueiros na pequena cidade de Alcarràs, na zona da Catalunha, em Espanha”, e cuja vida muda quando recebe uma notificação para abandonar a terra, para as árvores darem lugar a painéis solares.

O filme, que conta com um grupo de atores amadores provenientes da região onde decorreram as filmagens, foi distinguido com o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.

Leia também...

Homem que tentou estrangular companheira detido por violência doméstica

O agressor encontra-se sob pena suspensa pelo mesmo tipo de crime.

Entroncamento recebe Exposições Itinerantes do Museu Nacional do Desporto

No âmbito do II Congresso do Desporto, o Entroncamento recebe, entre os dias 21 de Outubro e 2 de Novembro, duas Exposições Itinerantes do…

Vítor Serrão dá conferência sobre “A Arte em Santarém no tempo de Camões”

“A Arte em Santarém no tempo de Camões” foi o tema da conferência do professor Vítor Serrão, na passada sexta-feira, ao final da tarde,…

Alcanena recebe lançamento do livro “O jardim da avó Rosa”

 Terá lugar, no próximo dia 23 de novembro, às 15h, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, o lançamento do livro “O…