O Rotaract e o Rotary Clube de Santarém realizaram, no passado dia 17 de Dezembro, o projecto solidário de Natal “Sentir o Natal em Rotary”, uma iniciativa assente nos princípios rotários do serviço, da fraternidade e da solidariedade, com o objectivo de proporcionar momentos verdadeiramente significativos às crianças e jovens institucionalizados do concelho de Santarém.

No âmbito do presente projecto, as crianças e os jovens foram convidados a elaborarem cartas ao Pai Natal, permitindo que os presentes oferecidos “correspondessem fielmente aos seus desejos e expectativas”, referem os clubes em comunicado.

O momento culminou na realização de um jantar de fraternidade, na sede do Rotary Club de Santarém, com as crianças e jovens da Casa de Acolhimento – Unidade Residencial “1.º Passo” e da Unidade Residencial “Lar dos Rapazes”, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, num ambiente marcado pela partilha, pela emoção e pela vivência autêntica do espírito natalício.

Com a sede do clube vestida a rigor, a noite contou com a actuação do músico João Madeira, cuja presença foi vivida com “grande entusiasmo” por parte das crianças, que cantaram diversas músicas e participaram activamente na animação da noite, e com a participação do amigo Francisco, que, na figura do palhaço, animou o convívio e fez sorrir todos os presentes.

O Pai Natal veio ainda abrilhantar o momento, entregando pessoalmente os presentes a cada criança, gesto que “foi vivido com enorme felicidade e emoção”. O ponto alto da iniciativa ocorreu aquando da abertura das prendas, momento em que as crianças “manifestaram de forma espontânea a sua alegria”, descrevem os clubes.

A iniciativa contou com a presença do Governador Jorge Lucas Coelho, da Governadora Assistente Maria Manuela Franco, e do Sr. Coronel Pedro Duarte da Graça, do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana.

Na nota informativa, os clubes organizadores da iniciativa reafirmam “o seu compromisso com o serviço à comunidade e com a promoção de valores humanistas”, convictos de que “acções desenvolvidas em conjunto, com dedicação e espírito de fraternidade, têm a capacidade de gerar impacto positivo e duradouro na vida de quem delas beneficia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

“A internacionalização da nossa arte é essencial”

Francisco Noras é videógrafo, realizador e editor vídeo em todas as áreas do audiovisual. Recentemente, viu a sua micro-curta ‘Por Um Punhado de Trocos’,…

Festa dos Tabuleiros inscrita no inventário de
Património Cultural Imaterial leva milhares a Tomar

A Festa dos Tabuleiros está de regresso às ruas de Tomar, de 1 a 10 de Julho, na sequência da decisão tomada pelo povo…

Alunos de Artes Visuais expõem no Entroncamento

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 18 e 31 de março, a Exposição Colectiva dos Alunos do 11º ano do Curso…

Recolha de resíduos urbanos em Santarém condicionada no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Santarém informou hoje em comunicado que nos próximos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro de 2026, não haverá…