Custódio Castelo foi o escolhido pelo Rotary Club de Almeirim para Profissional do Ano. A cerimónia de homenagem ao artista do concelho de Almeirim realiza-se no próximo dia 31 de Janeiro, pelas 18h30, no Salão Nobre na Câmara Municipal de Almeirim, seguindo-se depois jantar no Moinho de Vento.

Custódio Castelo foi escolhido pelo seu exemplo profissional, de ética e espírito de serviço algo que o Rotary Club de Almeirim pretende praticar e difundir. Sendo ele também um profissional da cultura e artes.

Custódio Azevedo Fidalgo do Castelo nasceu em Almeirim a 23 de Dezembro de 1966. Com apenas 7 anos constrói um instrumento musical, mas é aos 13 que começa a tocar guitarra, primeiro acústica e depois eléctrica, integrando alguns conjuntos de música popular portuguesa e bandas rock.

Através da discografia de Amália Rodrigues descobre a sonoridade da guitarra portuguesa e passa a ser este o instrumento da sua eleição. É na sua terra natal que começa por ter aulas de guitarra portuguesa com Lionel Menderico e, mais tarde, desenvolve com Raimundo Seixas o estudo do repertório tradicional de fados e guitarradas.

O seu talento interpretativo granjeia-lhe rápido reconhecimento entre os mais exigentes e, como tal, Custódio Castelo é convidado a acompanhar muitos dos grandes nomes do fado tradicional, caso de Vicente da Câmara, Manuel de Almeida, Fernando Farinha ou Cidália Moreira, entre outros.

Custódio Castelo faz a sua estreia em trabalhos discográficos em 1986, quando é convidado por Jorge Fernando para gravar o seu álbum de estreia, de título “Enamorado”. Desta forma iniciaram uma parceria de gravação e produção discográfica que se mantém até à actualidade.

Custódio Castelo é compositor, produtor discográfico e músico. Como compositor tem cerca de 200 temas registados na Sociedade Portuguesa de Autores. Como produtor discográfico desenvolve projectos próprios e com outros músicos. E, como músico, divide a sua carreira entre os espectáculos a solo e projectos com outros músicos.

Leia também...

PSP divulga locais dos radares em Outubro

O Comando Distrital da PSP de Santarém divulgou, recentemente, a localização das…

Santuário de Fátima adia Jornadas Internacionais sobre “As crianças, a morte e o luto”

O Santuário de Fátima anunciou esta quarta-feira, 11 de Março, o adiamento…

Número de incêndios dobrou e área ardida quadruplicou em 2019

A época de fogos considerada mais critica termina na segunda-feira, com uma…

Governo prolonga período critico de incêndios até 10 de Outubro

O Governo prolongou esta segunda-feira, 30 de Setembro, o período crítico de…