O Rotary Clube de Santarém realizou um evento rotário com enfoque na área da segurança, no passado dia 28 de Outubro, no Salão Nobre da Guarda Nacional Republicana, localizado no Largo do Carmo. A atividade inseriu-se no âmbito dos projetos desenvolvidos pelo clube mensalmente.
“Esta ação tem o propósito de reunir esforços com as entidades estratégicas na comunidade e alertar para um tema que é urgente, que é muito atual e que os cidadãos querem ouvir falar”, referiu Maria João Cardoso, presidente do Rotary Clube de Santarém
Nesse sentido, o evento contou com a cooperação do Comando Territorial de Santarém da GNR, parceiro estratégico da presente iniciativa.
“O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém acolheu, logo na primeira hora, o nosso convite para ter uma cerimónia rotária, em que o protocolo é rotário, com a participação do Sr. Coronel Pedro Duarte da Graça, que nos deu o privilégio de se disponibilizar, para falarmos sobre esse tema urgente, que é a segurança”, explicou Maria João Cardoso.
O encontro teve como principal momento, uma palestra subordinada ao tema “Dos Grandes Desafios da Segurança ao Planeamento de Segurança de um Visita Papal”, proferida pelo Coronel Pedro Duarte da Graça que evidenciou algumas dos vetores de ameaça, existentes à segurança no distrito de Santarém, sendo eles: criminalidade; violência contra pessoas especialmente vulneráveis, incêndios e ambiente; comunidades; segurança rodoviária
Com uma área de policiamento total de 6.541 quilómetros quadrados, o Comando Territorial de Santarém da GNR abrange todo o distrito, tendo a responsabilidade de garantir a segurança de 365.108 habitantes.
“Anualmente garantimos a segurança de 10 milhões de visitantes no distrito, registamos 25 mil autos de contraordenação, 10 mil crimes, 5 mil acidentes e fazemos cerca de 2100 detidos, muitos relacionados com a condução sob o efeito do álcool e sem habilitação legal”, revelou Pedro Duarte da Graça.
O evento incluiu ainda um apontamento musical, proporcionado pelo Conservatório de Música de Santarém, na figura do professor João Loureiro e dois dos seus alunos de viola dedilhada.
Na reunião marcaram presença vários membros rotários e da comunidade, com destaque para Maria Manuela Franco (Governador Assistente e Presidente do Rotary Clube das Caldas da Rainha) e João Estevão (Presidente do Rotarac Clube de Santarém).
*Leia a notícia completa na edição impressa de sete de Novembro.

