A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou na segunda-feira, 20 de Janeiro, em Reunião de Câmara, a abertura de procedimento adjudicatório para a arrematação da empreitada de requalificação da Rua Serpa Pinto e do Largo São João Baptista, no Cartaxo.

Segundo um comunicado da autarquia, em Maio de 2019, a Câmara do Cartaxo aprovou o projecto técnico de execução para a regeneração urbana destas zonas e a submissão da candidatura para o seu financiamento, enquadrado no Plano de Ação de Reabilitação Urbana (PARU), no Balcão 2020.

O financiamento do projecto foi aprovado, em Setembro de 2019, pela Comissão Directiva do Programa Operacional do Alentejo 2020, permitindo assim que esta operação de cerca de um milhão e 16 mil euros (projecto e obra) tenha uma taxa de comparticipação de fundos comunitários de 85%, refere a mesma nota.

Com o projecto e o seu financiamento aprovados, o Município do Cartaxo dá assim início ao procedimento de contratação, com vista à contratualização da empreitada para execução das obras de requalificação dos arruamentos e pavimentos, adoptando o procedimento de concurso público, neste que o Presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro considerou como “um dos maiores investimentos que temos para este mandato”.

“Nesta intervenção”, esclareceu o autarca, “tal como em outras já realizadas neste âmbito, tudo será renovado, desde a rede de telecomunicação, à de esgotos e à de água, para além de passarem a incluir uma ciclovia, melhores passeios para os peões e reforço no número de lugares de estacionamento”.

De acordo com a calendarização proposta, e atendendo a que o período de duração do contrato será de 300 dias, prevê-se que as obras estejam concluídas até ao final do primeiro semestre de 2021.

Nesta reunião, Pedro Magalhães Ribeiro sublinhou a criação do mencionado novo parque de estacionamento, junto aos Bombeiros Municipais, “como resposta a uma necessidade que sentimos nesta zona, um problema que afeta todas as cidades, todas as áreas urbanas”.

Este novo parque, previsto no orçamento de 2020, “vai trazer entre 25 a 30 novos lugares, que nos poderão ajudar a combater o problema, com que nos deparamos nestes locais, de estacionamento ilegal, que prejudica as pessoas de mobilidade reduzida, a passagem em segurança de pessoas em cadeiras de rodas ou todos aqueles que transitam a pé com carrinhos de bebé”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…