VÍDEO | Almeirim já tem a funcionar uma nova Unidade de Saúde Familiar

A quase totalidade da população de Almeirim passou, esta semana, a dispor de médico de família, com a entrada em funcionamento da primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do concelho.

A USF Cortes de Almeirim teve esta sexta-feira o seu início formal da actividade assinalado com a presença de Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim.

A nova unidade conta com seis médicos, sete enfermeiros e sete assistentes técnicos, e, a partir de Fevereiro, terá mais um especialista em Medicina Geral e Familiar.

A Câmara Municipal de Almeirim investiu mais de 40 mil euros em obras no centro de saúde para gabinetes para consulta médica, enfermagem e duas salas de tratamento e ainda 20 mil euros para adaptar um gabinete para consultas de medicina dentária, que em breve passarão a ser prestadas naquele espaço.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim diz estar satisfeito por ver a obra concretizada e pela população do concelho dispor agora de médicos de família.

Já Luís Pisco, presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, garante que o objectivo é que os 12 concelhos da área de abrangência da entidade no distrito de Santarém tenham pelo menos uma Unidade de Saúde Familiar.

Na cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento da USF foi também assinado um protocolo entre a ARS de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Almeirim, que formaliza a cedência de uma viatura que irá permitir deslocações para apoio domiciliário e a prestação de cuidados na comunidade. A viatura visa dar resposta a uma necessidade sentida pelos profissionais e custou aos cofres do município cerca de 25.000 euros.

A equipa da USF Côrtes de Almeirim assegura ainda a prestação de cuidados de saúde aos utentes inscritos nas unidades de Fazendas de Almeirim, Paços dos Negros e Marianos, deslocando-se a essas localidades.

A autarquia de Almeirim investiu desde 2015 cerca de 250 mil euros em obras em todas as extensões de saúde do concelho – Fazendas de Almeirim, Benfica do Ribatejo, Paço dos Negros, Raposa e Marianos, o que permitiu a reabertura destas duas últimas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS