O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos acaba de lançar nos escaparates mais um livro de poesia. Com a chancela da Tágide Tinta, a obra ‘In Tongues’ apresenta um conjunto de poemas escritos em vária línguas, desde o catalão, ao italiano, passando pelo francês e inglês.

Rui Falcão de Campos nasceu em Santarém, em 1960. Desde muito novo mostrou inclinação para a escrita. Anteriormente, escreveu a colectânea de poesia “A Morte do Samurai”, publicada em 2018. Em 2017 publicou “Tra Gioia e Paura”.

Tem também vasta obra publicada como libretista e letrista. “O Rapaz que Sorri aos Toiros – uma novela ribatejana” foi o seu primeiro livro de ficção.

Formado em Letras e Direito, Rui Falcão de Campos foi levado pelas peripécias da vida a residir ou trabalhar regularmente numa multiplicidade de países. Logo em 27 de Setembro de 1974, a Revolução de Abril obrigou a sua família a fugir para França, antecipando-se às barricadas e prisões arbitrárias.

Três anos depois, partiu para Sorbonne, já com o Diploma Superior para o ensino Português no Estrangeiro, da Universidade de Toulouse II. Regressou quando a Universidade Católica viu aprovado o curso de direito, estudando cá e lá muitas vezes pelo caminho, no Sud Express. Seguiram-se estudos no Luxemburgo e no Vermont (EUA), e de doutoramento em Limoges e Florença.

O trabalho e as lides humanitárias levaram-no a estadias prolongadas nos mais diversos lugares, como Genebra, Luxemburgo, Bruxelas, Paris, Oslo, Londres, Nova Iorque, mas também, Tirana, Rabat, Luanda, Bissau e a várias zonas de conflito armado, em particular nos Congos, em Cabinda e nos Balcãs.

Estes poemas reunidos no ‘In Tongues’ são, em grande medida, resultado dessas viagens.

Leia também...

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição de Fotografia “Estações Ferroviárias de Portugal”

Foi inaugurada no passado sábado, dia 16 de Março, pela Vice-Presidente, Ilda Joaquim, a Exposição de Fotografia “Estações Ferroviárias de Portugal” das coleções particulares…

Mais de 600 pessoas solidárias no concerto de ano novo em Santarém

Mais de 600 pessoas marcaram presença no concerto de ano novo de cariz solidário que se realizou no passado dia 4 de Janeiro, no…

‘Como Nossos Pais’, filme de Laís Bodanzky em exibição dia 23 em Santarém

“Rosa, de 38 anos, é uma típica mulher de classe média que se esforça por conciliar a profissão com a vida familiar, mas que…

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas regressa em formato digital

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas está de regresso, no próximo dia 22 de Maio, pelas 16h00, em versão online com transmissão…