O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos acaba de lançar nos escaparates mais um livro de poesia. Com a chancela da Tágide Tinta, a obra ‘In Tongues’ apresenta um conjunto de poemas escritos em vária línguas, desde o catalão, ao italiano, passando pelo francês e inglês.

Rui Falcão de Campos nasceu em Santarém, em 1960. Desde muito novo mostrou inclinação para a escrita. Anteriormente, escreveu a colectânea de poesia “A Morte do Samurai”, publicada em 2018. Em 2017 publicou “Tra Gioia e Paura”.

Tem também vasta obra publicada como libretista e letrista. “O Rapaz que Sorri aos Toiros – uma novela ribatejana” foi o seu primeiro livro de ficção.

Formado em Letras e Direito, Rui Falcão de Campos foi levado pelas peripécias da vida a residir ou trabalhar regularmente numa multiplicidade de países. Logo em 27 de Setembro de 1974, a Revolução de Abril obrigou a sua família a fugir para França, antecipando-se às barricadas e prisões arbitrárias.

Três anos depois, partiu para Sorbonne, já com o Diploma Superior para o ensino Português no Estrangeiro, da Universidade de Toulouse II. Regressou quando a Universidade Católica viu aprovado o curso de direito, estudando cá e lá muitas vezes pelo caminho, no Sud Express. Seguiram-se estudos no Luxemburgo e no Vermont (EUA), e de doutoramento em Limoges e Florença.

O trabalho e as lides humanitárias levaram-no a estadias prolongadas nos mais diversos lugares, como Genebra, Luxemburgo, Bruxelas, Paris, Oslo, Londres, Nova Iorque, mas também, Tirana, Rabat, Luanda, Bissau e a várias zonas de conflito armado, em particular nos Congos, em Cabinda e nos Balcãs.

Estes poemas reunidos no ‘In Tongues’ são, em grande medida, resultado dessas viagens.

Leia também...

Festival de Órgão de Santarém despede-se com um fim-de-semana de intensa programação

A 6.ª edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém entra na recta final este fim-de-semana. O evento anual que colocou Santarém no…

Expensive Soul, Adriana Calcanhotto e ‘O Resto da Tua Vida’ no Teatro Virgínia de Abril a Julho

Expensive Soul, uma das grandes bandas nacionais com uma sonoridade única, abrem a temporada de Abril a Julho do Teatro Virgínia, em Torres Novas,…

Museu do Santuário de Fátima recebeu mais de dez mil visitantes desde a reabertura

O Museu do Santuário de Fátima recebeu mais de dez mil visitantes desde que foi possível reabrir portas após o período de confinamento da…

Espectáculos no Teatro Sá da Bandeira com horários e datas alteradas devido ao Estado de Emergência

O Município de Santarém procedeu à alteração de algumas datas e horários da programação do projecto municipal Santarém Cultura, no Teatro Sá da Bandeira,…