O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos acaba de lançar nos escaparates mais um livro de poesia. Com a chancela da Tágide Tinta, a obra ‘In Tongues’ apresenta um conjunto de poemas escritos em vária línguas, desde o catalão, ao italiano, passando pelo francês e inglês.

Rui Falcão de Campos nasceu em Santarém, em 1960. Desde muito novo mostrou inclinação para a escrita. Anteriormente, escreveu a colectânea de poesia “A Morte do Samurai”, publicada em 2018. Em 2017 publicou “Tra Gioia e Paura”.

Tem também vasta obra publicada como libretista e letrista. “O Rapaz que Sorri aos Toiros – uma novela ribatejana” foi o seu primeiro livro de ficção.

Formado em Letras e Direito, Rui Falcão de Campos foi levado pelas peripécias da vida a residir ou trabalhar regularmente numa multiplicidade de países. Logo em 27 de Setembro de 1974, a Revolução de Abril obrigou a sua família a fugir para França, antecipando-se às barricadas e prisões arbitrárias.

Três anos depois, partiu para Sorbonne, já com o Diploma Superior para o ensino Português no Estrangeiro, da Universidade de Toulouse II. Regressou quando a Universidade Católica viu aprovado o curso de direito, estudando cá e lá muitas vezes pelo caminho, no Sud Express. Seguiram-se estudos no Luxemburgo e no Vermont (EUA), e de doutoramento em Limoges e Florença.

O trabalho e as lides humanitárias levaram-no a estadias prolongadas nos mais diversos lugares, como Genebra, Luxemburgo, Bruxelas, Paris, Oslo, Londres, Nova Iorque, mas também, Tirana, Rabat, Luanda, Bissau e a várias zonas de conflito armado, em particular nos Congos, em Cabinda e nos Balcãs.

Estes poemas reunidos no ‘In Tongues’ são, em grande medida, resultado dessas viagens.

Leia também...

Conferência sobre a inquisição e a ciência em Torres Novas

O Município de Torres Novas vai promover uma conferência intitulada Inquisição e Ciência em Portugal, no âmbito da feira de época de 2019, tendo…

VÍDEO | Arte do bunho “corre mundo” pelas mãos de ‘Manecas’ Ferreira

Manuel Ferreira é um dos raros artesãos que fabrica mobiliário exclusivamente a partir do bunho. Hoje, são poucos os que exercem este ofício. É…

FiTiJ já arrancou em Santarém e proporciona mais de 70 espectáculos até domingo

A edição de 2018 do FiTiJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, já arrancou em Santarém. O primeiro…

Festival de Órgão de Santarém promete diálogo com novas sonoridades

De 14 a 16 de Novembro, o órgão positivo encontra-se com o saxofone, o saltério, o acordeão e a viola da gamba em Alcanede,…