A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) comemorou ontem o seu 20.º aniversário, com a realização da Reunião Magna das universidades seniores, no Pavilhão de Multiusos de Almeirim.
O evento juntou cerca de 400 pessoas, entre as quais professores, alunos e parceiros de todo o país, para celebrar os 20 anos da Associação, dedicados à promoção da qualidade de vida na população idosa, bem como para homenagear aqueles que fizeram parte da sua história.
“Esta festa é, acima de tudo, para comemorar este modelo de empreendimento ativo e também de homenagem às pessoas que durante estes 20 anos acreditaram em nós”, assinalou Luís Jacob, presidente da RUTIS, na sessão de abertura da tarde.
Criada em 2005, a Associação integra atualmente cerca de 415 universidade seniores, 68 mil alunos, 8 mil professores voluntários, realizando mais de 6.900 aulas por semana.
“Desde o início que o objetivo das universidades seniores e da RUTIS é fazer as pessoas felizes. E não há melhor projeto no mundo do que nós fazermos as outras pessoas mais felizes”, realçou.
De acordo com várias teses de mestrado e doutoramento, frequentar uma universidade sénior estimula 5 vezes mais os contacto sociais e duas vezes mais a felicidade, bem como reduz em 7% os níveis de depressão e em 20% os de medicação.
Para além disso, os custos que o Estado tem com esta franja da população, são menores se esta frequentar universidades seniores.
“Um aluno da universidade sénior é 28 vezes mais barato que uma pessoa que está num lar de idosos. Os alunos das universidades seniores são 45 vezes mais baratos do que aqueles que estão num centro de convívio e no apoio domiciliário”, assegurou.
Tendo como objetivo aumentar a oferta de serviços e atividades, bem como chegar a uma maior percentagem da população idosa, a RUTIS pretende implementar vários projetos como a ‘Universidade Sénior Virtual’, um espaço online, “para chegar àqueles que não têm uma universidade sénior perto de si ou que não podem sair de casa”, e o walking football, uma vertente do futebol, com o objetivo de incentivar a prática desportiva em pessoas, com idade superior a 50 anos.
“Temos o grande privilégio de ter daqui a 15 dias, pela primeira vez em Portugal, uma etapa do Campeonato do Mundo, que vai ser disputada em Almeirim”, revelou Luís Jacob.
Na sessão de abertura estiveram também presentes Clara Marques Mendes, Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, e Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, que foi homenageado pelo apoio prestado à Associação, na qual foi professor.
“O Estado em Portugal, em algumas autarquias de maior dimensão, tem esta coisas das capelinhas, onde cada um trata dos seus, e nós precisamos de abordagens globais”, frisou Pedro Ribeiro.
Já Clara Marques Mendes explicou uma série de medidas que o Governo tem desenvolvido na área da ação social e inclusão.
“Vamos amanhã, pela segunda vez, apresentar no parlamento, o Estatuto da Pessoa Idosa, que visa incluir e consagrar todos os direitos das pessoas, para que fique bem patente que toda a sociedade tem, efetivamente, compromissos”, anunciou.
A secretária de estado realçou ainda a necessidade de articular a saúde e a segurança social, através do apoio domiciliário.
“Nós queremos um apoio domiciliário em que o utente possa simplesmente crer alguém que o possa levar à universidade sénior. Possa crer uma pessoa que lhe vai fazer pequenas reparações em casa. Possa crer uma pessoa simplesmente para um acompanhamento, um apoio, um conforto”, defendeu.
Na sessão marcaram ainda presença várias entidades e personalidades, nacionais e regionais, como Ana Mendes Godinho (Antiga Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Joaquim Catalão (Presidente da Junta de Freguesia de Almeirim) e o humorista Fernando Alvim, que apresentou um concurso de cultura geral, destinado a antigos dirigentes das universidades seniores do país.
O dia comemorativo, culminou com a homenagem a diversas pessoas e entidades que apoiaram a RUTIS aos longo dos seus 20 anos, entre as quais:
Estado
- Ana Mendes Godinho (Ex-Ministra da Segurança Social)
- Pedro Mota Soares (Ex-Ministro da Segurança Social)
- Ana Rita Mendes (Ex-Secretaria de Estado da Segurança Social)
- Sónia Sanfona (Presidente CM de Alpiarça, Ex-Governadora Civil de Santarém)
- Clara Marques Mendes (Atual Secretária de Estado)
Empresas/Instituições:
- Patrícia Farinha, SIC Esperança
- Anselmo Lopes, Seguros VCS
- Montepio (Caixa Económica, Fundação e Associação Mutualista)
- João José, Flash Viagens
- Susana Aguiar, Amanhecer / Jerónimo Martins
- José Carvalho e Sofia Ventura, INATEL
- José Lima, Plano Nacional Ética no Desporto
- Vanessa Romeu, Lidl
Comunidade:
- Manuel Sebastião, Sociconta
- Valter Madureira, Almeirinense / SCMA
- Pedro Ribeiro, Câmara Municipal de Almeirim
- Pedro Líbano Monteiro, Lusitania
- Jorge Humberto, Felicidade nas Escolas
- Hugo Martins, ISCIA
- José Castro, IAVE
- Francisco Fezas, Consultor Social
- Fernando Alvim, Radialista
- Zita Favretto (Luís Aleluia†)
- João Peres (Conselho Geral da RUTIS)
- Mário Martins (Forma-te)
- Monica Martins (RUTIS Porto)
- Alexandra Neves, Portugal Inovação Social
Ensino:
- João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém
- Eduardo Martins, Director do ISCIA, Aveiro