O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebeu esta quinta-feira, 16 de outubro, o II Encontro de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), subordinado ao tema “Cuidar com Ciência, Evoluir com Conhecimento”. Organizado pelo Núcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica (NEMC), o evento reuniu enfermeiros especialistas, docentes e investigadores num espaço de partilha e valorização da prática especializada.

Na abertura, Fátima Lopes, enfermeira diretora da ULS Lezíria, sublinhou “o papel essencial do NEMC no desenvolvimento dos cuidados” e que “a Direção de Enfermagem reconheceu, em 2022, os núcleos como estruturas fulcrais para o avanço da prática clínica”.

Helena José, presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica, destacou que o tema “convoca-nos a refletir sobre o presente e o futuro de uma das áreas mais exigentes da enfermagem”, lembrando que “a especialização é uma necessidade e um direito das pessoas”.

Por sua vez, o vereador da Câmara Municipal de Santarém, Alfredo Amante, garantiu a disponibilidade da autarquia “para ser parceira ativa, valorizando os profissionais e o sistema de saúde”.

Por último, Ana Paula Chaves, coordenadora do NEMC, realçou “a importância da atualização permanente e do toque humano, mesmo num tempo cada vez mais tecnológico”.

O programa integrou quatro mesas-redondas dedicadas às diversas dimensões da especialidade — “A Pessoa em Situação Perioperatória”, “Cuidados Securizantes à Pessoa em Situação Crítica”, “A Pessoa em Situação Crónica” e “A Pessoa em Situação Paliativa” — e uma conferência sobre inovação e empreendedorismo apresentada por Pedro Parreira, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Leia também...

Município oferece viatura ao Centro de Saúde de Almeirim

30 mil euros de investimento.

Oncologia do Hospital de Santarém alterou procedimentos sem afectar assistência aos doentes

Foto: António Cotrim/Lusa A pandemia da covid-19 obrigou o serviço de Oncologia do Hospital Distrital de Santarém a alterar alguns procedimentos, mas nenhum tratamento…

Almeirim coloca desfibrilhadores em todos os locais públicos para salvar vidas

A Câmara Municipal de Almeirim vai dotar todos os equipamentos públicos com um Desfibrilhador Automático Externo (DAE). Trata-se de um equipamento que permite a…

Maternidade de Santarém volta a permitir acompanhante durante o parto

A Maternidade do Hospital Distrital de Santarém voltou a permitir o acompanhamento das grávidas no bloco de partos desde o passado dia 28 de…