Arrancaram hoje, dia 03 de Abril, oficialmente, em Santarém, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 com uma homenagem ao Capitão Salgueiro Maia na data em que se assinalam os 32 anos da sua morte.

“Salgueiro Maia não levou nada com ele, mas deixou-nos tudo: a liberdade, a democracia, o respeito do Mundo e do nosso semelhante”, afirmou o Capitão Joaquim Correia Bernardo na cerimónia evocativa que decorreu junto à estátua de Salgueiro Maia no Jardim dos Cravos.

O programa das comemorações deste ano do 25 de Abril da Câmara de Santarém pretende não só celebrar os 50 anos da democracia, mas também a memória e os feitos do ‘Capitão Sem Medo’.

Um dos pontos altos deste vasto programa será a recriação do percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 para 25 de Abril.

No dia 27, será recriado o regresso da coluna militar, às 11h00, no Largo do Município.

Está ainda programada a realização do espetáculo comunitário “Esta é a madrugada que eu esperava”, encenado a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo.

O espetáculo reconstitui “o que aconteceu na Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa.”

Outro dos pontos altos da programação estará a cargo do grupo Sérgio Godinho & Os Assessores que vai apresentar ao vivo o espetáculo “Liberdade25”, no dia 13 de Abril, às 21h30, na EPC.

Leia também...

Festa da Adiafa celebra colheitas em Santarém no Jardim Portas do Sol

Santarém acolhe, no próximo dia 28 de setembro, a segunda edição da Festa da Adiafa, no âmbito da programação da Cidade do Vinho 2024.…

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove rastreios em Ferreira do Zêzere

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul vai promover no próximo dia 24 de Junho, entre as 09h00 e as…

Santarém – Está quase…

Já falta pouco tempo para a inauguração da temporada taurina na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, o que ocorrerá no próximo dia 19 de…

Assembleia Municipal de Tomar anuncia acordo para viabilizar desagregação de freguesias

O presidente da Assembleia Municipal de Tomar anunciou que PS e PSD fizeram um acordo de incidência parlamentar para a aprovação da desagregação da…