Arrancaram hoje, dia 03 de Abril, oficialmente, em Santarém, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 com uma homenagem ao Capitão Salgueiro Maia na data em que se assinalam os 32 anos da sua morte.

“Salgueiro Maia não levou nada com ele, mas deixou-nos tudo: a liberdade, a democracia, o respeito do Mundo e do nosso semelhante”, afirmou o Capitão Joaquim Correia Bernardo na cerimónia evocativa que decorreu junto à estátua de Salgueiro Maia no Jardim dos Cravos.

O programa das comemorações deste ano do 25 de Abril da Câmara de Santarém pretende não só celebrar os 50 anos da democracia, mas também a memória e os feitos do ‘Capitão Sem Medo’.

Um dos pontos altos deste vasto programa será a recriação do percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 para 25 de Abril.

No dia 27, será recriado o regresso da coluna militar, às 11h00, no Largo do Município.

Está ainda programada a realização do espetáculo comunitário “Esta é a madrugada que eu esperava”, encenado a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo.

O espetáculo reconstitui “o que aconteceu na Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa.”

Outro dos pontos altos da programação estará a cargo do grupo Sérgio Godinho & Os Assessores que vai apresentar ao vivo o espetáculo “Liberdade25”, no dia 13 de Abril, às 21h30, na EPC.

Leia também...

Encontro Ibérico do Azeite reúne produtores em Abrantes

O Encontro Ibérico do Azeite, que vai decorrer em Abrantes entre sexta-feira e domingo, vai mobilizar produtores e olivicultores no debate com vista a…

Sardoal celebra 50 anos de Abril com cinema, exposições, concertos e palestras

A Câmara do Sardoal promove ao longo do mês várias actividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com cinema, exposições, concertos,…

Exposição celebra “a força gravitacional” da centenária Capelinha das Aparições

Uma exposição no Santuário de Fátima assinala os 100 anos da Capelinha das Aparições, uma construção singela, à imagem de muitas outras ermidas, que…

Jornalista ribatejano na Polónia pede apoio ao Governo para “salvar milhares de refugiados”

Um voluntário da associação HEROWS que opera na fronteira polaca de Medyka lançou um apelo ao Governo português para “ajudar a salvar milhares de…