Arrancaram hoje, dia 03 de Abril, oficialmente, em Santarém, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 com uma homenagem ao Capitão Salgueiro Maia na data em que se assinalam os 32 anos da sua morte.

“Salgueiro Maia não levou nada com ele, mas deixou-nos tudo: a liberdade, a democracia, o respeito do Mundo e do nosso semelhante”, afirmou o Capitão Joaquim Correia Bernardo na cerimónia evocativa que decorreu junto à estátua de Salgueiro Maia no Jardim dos Cravos.

O programa das comemorações deste ano do 25 de Abril da Câmara de Santarém pretende não só celebrar os 50 anos da democracia, mas também a memória e os feitos do ‘Capitão Sem Medo’.

Um dos pontos altos deste vasto programa será a recriação do percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 para 25 de Abril.

No dia 27, será recriado o regresso da coluna militar, às 11h00, no Largo do Município.

Está ainda programada a realização do espetáculo comunitário “Esta é a madrugada que eu esperava”, encenado a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo.

O espetáculo reconstitui “o que aconteceu na Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa.”

Outro dos pontos altos da programação estará a cargo do grupo Sérgio Godinho & Os Assessores que vai apresentar ao vivo o espetáculo “Liberdade25”, no dia 13 de Abril, às 21h30, na EPC.

Leia também...

Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere recebe exposição “Tecendo a vida a cores”

Está patente na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere a exposição: Tecendo a vida a cores, de Diana Meneses Cunha. Após uma carreira de…

CIM Médio Tejo reforça incentivos à utilização de transporte público rodoviário

Os utilizadores do transporte público rodoviário nos municípios do Médio Tejo vão ter novos descontos a partir de setembro, incluindo a gratuitidade em alguns…

“A violência doméstica só se poderá atenuar se se alterarem mentalidades”

Filipa Ribeiro Pereira, natural de Almeirim, venceu em Dezembro a quarta edição do prémio APAV para a investigação. Estudou Direito na Universidade Nova de…

Centro Histórico motorizado

Se os carros estão em cima dos passeios é porque os passeios estão debaixo dos carros. Portanto, os passeios não deveriam ser feitos por…