Arrancaram hoje, dia 03 de Abril, oficialmente, em Santarém, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 com uma homenagem ao Capitão Salgueiro Maia na data em que se assinalam os 32 anos da sua morte.

“Salgueiro Maia não levou nada com ele, mas deixou-nos tudo: a liberdade, a democracia, o respeito do Mundo e do nosso semelhante”, afirmou o Capitão Joaquim Correia Bernardo na cerimónia evocativa que decorreu junto à estátua de Salgueiro Maia no Jardim dos Cravos.

O programa das comemorações deste ano do 25 de Abril da Câmara de Santarém pretende não só celebrar os 50 anos da democracia, mas também a memória e os feitos do ‘Capitão Sem Medo’.

Um dos pontos altos deste vasto programa será a recriação do percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 para 25 de Abril.

No dia 27, será recriado o regresso da coluna militar, às 11h00, no Largo do Município.

Está ainda programada a realização do espetáculo comunitário “Esta é a madrugada que eu esperava”, encenado a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo.

O espetáculo reconstitui “o que aconteceu na Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa.”

Outro dos pontos altos da programação estará a cargo do grupo Sérgio Godinho & Os Assessores que vai apresentar ao vivo o espetáculo “Liberdade25”, no dia 13 de Abril, às 21h30, na EPC.

Leia também...

Almeirim distribui 260 computadores pelas escolas

A Câmara de Almeirim (Santarém) entregou 260 computadores aos agrupamentos de escolas…

Suspeito de tráfico de droga detido pela PSP no Cartaxo

Três homens também foram constituídos arguidos.

Peregrinação de 13 de Maio em Fátima presidida pelo arcebispo de Brasília

 O cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, vai presidir à peregrinação…

Feira da Golegã palco da Assinatura do Protocolo da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

A feira da Golegã foi o palco para a assinatura do Protocolo…