Arrancaram hoje, dia 03 de Abril, oficialmente, em Santarém, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 com uma homenagem ao Capitão Salgueiro Maia na data em que se assinalam os 32 anos da sua morte.

“Salgueiro Maia não levou nada com ele, mas deixou-nos tudo: a liberdade, a democracia, o respeito do Mundo e do nosso semelhante”, afirmou o Capitão Joaquim Correia Bernardo na cerimónia evocativa que decorreu junto à estátua de Salgueiro Maia no Jardim dos Cravos.

O programa das comemorações deste ano do 25 de Abril da Câmara de Santarém pretende não só celebrar os 50 anos da democracia, mas também a memória e os feitos do ‘Capitão Sem Medo’.

Um dos pontos altos deste vasto programa será a recriação do percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia, na madrugada de 24 para 25 de Abril.

No dia 27, será recriado o regresso da coluna militar, às 11h00, no Largo do Município.

Está ainda programada a realização do espetáculo comunitário “Esta é a madrugada que eu esperava”, encenado a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo.

O espetáculo reconstitui “o que aconteceu na Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa.”

Outro dos pontos altos da programação estará a cargo do grupo Sérgio Godinho & Os Assessores que vai apresentar ao vivo o espetáculo “Liberdade25”, no dia 13 de Abril, às 21h30, na EPC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…