A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou, por maioria, o orçamento municipal para 2026, no valor de cerca de 28 milhões de euros, um crescimento de 15,4% face a este ano, anunciou o município.

Num comunicado enviado à Lusa, a autarquia explica que a proposta foi aprovada na segunda-feira com cinco votos favoráveis – dos eleitos pelo movimento independente “Juntos Fazemos +”, do PSD e do Chega – e duas abstenções do PS, seguindo agora para apreciação na Assembleia Municipal, numa sessão marcada para segunda-feira.

Segundo a presidente do executivo a independente Helena Neves, trata-se de “um instrumento político ao serviço das pessoas, do território e do desenvolvimento sustentável”, que assegura o funcionamento dos serviços, “reforça respostas sociais” e “aposta no investimento, mantendo equilíbrio financeiro”.

Na área da Educação, o orçamento contempla cerca de 2,4 milhões de euros, prevendo investimentos na requalificação da Escola EB 2,3 e Pavilhão de Marinhais, na EB 1 de Muge e na EB 1 e Jardim de Infância do Granho, além da ampliação da rede de jardins de infância e do primeiro ciclo.

A Saúde conta com mais de 2,4 milhões de euros destinados à construção da Unidade de Saúde de Marinhais e à requalificação da unidade de Salvaterra de Magos, obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estão ainda previstas a elaboração do Plano Municipal para a Saúde e a criação de um programa de apoio à natalidade.

Na Ação Social e Habitação, a verba ascende a 3,1 milhões de euros, abrangendo apoios às famílias, transferências para instituições particulares de solidariedade social e investimentos no programa 1.º Direito, em parceria com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Medidas para arrendamento acessível, a construção de habitações, a requalificação de imóveis e a criação de espaços “+ Gerações”, bem como uma Rede Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais, são outras medidas previstas.

A rubrica Cultura, Desporto e Associativismo recebe cerca de 4,2 milhões de euros, e inclui a construção do Pavilhão Gimnodesportivo dos Foros de Salvaterra e Várzea Fresca, a requalificação da Zona Desportiva de Salvaterra de Magos e apoio ao movimento associativo, bem como diversas atividades culturais e desportivas.

O orçamento reforça ainda as transferências para juntas de freguesia, que sobem 25%, para 742 mil euros, e prevê um apoio reforçado aos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, com 322 mil euros em transferências correntes.

Entre outros projetos, estão previstas a criação do Centro Interpretativo da Mata Nacional do Escaroupim e do Centro Interpretativo da Barragem de Magos, arranjos urbanísticos, recuperação de cais e promoção turística. O plano inclui também a criação de um espaço de ‘coworking’, uma incubadora de empresas e a dinamização do Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedor, com foco no comércio local.

A requalificação da rede viária municipal e a constituição da empresa intermunicipal de transportes da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo são outras apostas.

Nas eleições autárquicas de outubro, o movimento independente Juntos Fazemos+, liderado por Helena Neves, conquistou a autarquia ao PS, com 38% dos votos, elegendo três vereadores.

O Partido Socialista ficou em segundo lugar, com 21%, assegurando dois mandatos, seguido por Chega (17,8%) e PSD (14,9%), ambos com um vereador cada.

No anterior mandato, o último orçamento do PS, para este ano, totalizava 24,3 milhões de euros. Na altura os socialistas tinham maioria absoluta, contando com a oposição de uma eleita do Chega e um vereador do BE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Homem que conduzia alcoolizado no acidente que vitimou Sara Carreira julgado por homicídio negligente

O homem que conduzia alcoolizado e abaixo do limite de velocidade no acidente que, em 2020, vitimou Sara Carreira vai ser julgado pelo crime…

Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango de 8 a 17 de Junho em Salvaterra de Magos

As tradicionais Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango 2018 decorrem de 8 a 17 de Junho na vila de Salvaterra de Magos.…

Cerca de 250 bombeiros voluntários ficaram feridos em serviço desde 2022

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa pela Liga dos Bombeiros…

Incêndios: Santarém em alerta amarelo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) decidiu hoje elevar o estado de alerta especial para o nível amarelo em Santarém e…