O 6.º aniversário do reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser assinalado quinta-feira na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, com a inauguração de duas exposições e uma homenagem.

Em comunicado, a Câmara de Salvaterra de Magos afirma que o momento será assinalado com a inauguração das exposições “Falcoaria no Mundo” – com fotografias e informações enviadas por 11 países e em que fica patente que “a prática da Falcoaria está activa em pelo menos 24 países” – e “A Falcoaria, a minha Arte e a minha Terra”, da artista plástica Ana Teresa Pontífice.

O programa inclui uma homenagem a Filipe Themudo Barata, professor catedrático, jubilado, da Universidade de Évora, “pela dedicação ao estudo do Património Histórico e Cultural do concelho de Salvaterra de Magos, em especial pelo trabalho desenvolvido sobre Falcoaria e na Falcoaria Real”, e um momento musical com Laura Macedo e Marcelo Silva.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos liderou a candidatura da prática da Falcoaria como Património Cultural Imaterial da Humanidade, juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, tendo conseguido o reconhecimento da UNESCO a 01 de dezembro de 2016, em Adis Abeba, Etiópia.

Leia também...

XV Taça de karaté – Cidade de Almeirim

O Centro Amador Desporto e Cultura de Almeirim (CADCA) e a Federação Nacional de Karaté organizam no dia 21 de Maio de 2023, a…

Mais de 9.600 operacionais empenhados hoje em trabalhos de limpeza devido ao mau tempo

Mais de 9.600 operacionais estão hoje de manhã empenhados em trabalhos de limpeza e recuperação das áreas afetadas devido ao mau tempo, após uma…

Rafael Amaral e a paixão pelo Futebol: O início da carreira de um jovem treinador

Com apenas 17 anos, Rafael Amaral já acumula uma experiência impressionante como treinador de futebol. A sua paixão pelo desporto e a oportunidade de…

V Encontro do Projecto Erasmus reúne dezenas de alunos e docentes

Mais de 30 alunos e 15 professores do 3º ciclo e ensino secundário de Portugal, Alemanha, República Checa, Espanha e Roménia vão estar em…