O 6.º aniversário do reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser assinalado quinta-feira na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, com a inauguração de duas exposições e uma homenagem.

Em comunicado, a Câmara de Salvaterra de Magos afirma que o momento será assinalado com a inauguração das exposições “Falcoaria no Mundo” – com fotografias e informações enviadas por 11 países e em que fica patente que “a prática da Falcoaria está activa em pelo menos 24 países” – e “A Falcoaria, a minha Arte e a minha Terra”, da artista plástica Ana Teresa Pontífice.

O programa inclui uma homenagem a Filipe Themudo Barata, professor catedrático, jubilado, da Universidade de Évora, “pela dedicação ao estudo do Património Histórico e Cultural do concelho de Salvaterra de Magos, em especial pelo trabalho desenvolvido sobre Falcoaria e na Falcoaria Real”, e um momento musical com Laura Macedo e Marcelo Silva.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos liderou a candidatura da prática da Falcoaria como Património Cultural Imaterial da Humanidade, juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, tendo conseguido o reconhecimento da UNESCO a 01 de dezembro de 2016, em Adis Abeba, Etiópia.

Leia também...

Proteção civil registou algumas ocorrências durante a noite, mas sem gravidade

A Autoridade Nacional e de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou algumas ocorrências durante a noite relacionadas com o mau tempo, mas sem gravidade…

‘Moços do Campo’ juntos no amor e nos negócios

Carolina Marques e João Costa conheceram-se há seis anos, por intermédio de um grupo de amigos, e, após um período em que o relacionamento passou ‘despercebido’ devido à diferença de idades (sete anos), decidiram assumir-se como casal.

A maior Feira do Concelho da Chamusca está de volta

A maior feira do Concelho da Chamusca está a chegar. A Semana da Ascensão’23 decorre este ano de 13 a 21 de Maio e…

“O sector vitivinícola está saudável e em crescimento”

Inês Alves, natural de Santarém, tem 32 anos. Formou-se em Marketing e Comunicação e integrou, há precisamente 10 anos, a equipa de marketing e…