A Feira do Livro de Natal de Salvaterra de Magos abre no próximo sábado, 29 de novembro, na Biblioteca Municipal com atividades dinamizadas pela atriz Susana João e pelo escritor Pedro Chagas Freitas.
Até 6 de janeiro de 2026, o certame reúne um conjunto alargado de atividades culturais pensadas para públicos de todas as idades, entre elas apresentações de livros, sessões de leitura para crianças e bebés, encontros com autores e diversos momentos dedicados à promoção da leitura e ao contacto direto com a literatura.
A inauguração, programada para o dia 29 de novembro, conta com a atividade infantil “Cesta d’estórias”, orientada pela atriz e contadora de histórias Susana João, pelas 11h, numa viagem em torno dos livros cheia de surpresas e animação.
À tarde, pelas 16h30, a Feira recebe a visita do escritor Pedro Chagas Freitas para apresentar “O Hospital das Alfaces”, um romance que entrelaça a história de três gerações (avô, pai e filho) e que aborda temas como o amor, a vida e a cura. O autor irá também apresentar “A Amiga Cinzenta”, um livro sobre depressão, que tem o objetivo de explicar o tema às crianças (e também aos adultos). Pedro Chagas Freitas é escritor, jornalista, formador na área da escrita criativa e orador. Com quase 40 livros publicados, é um dos autores mais lidos em Portugal e em países como a Itália, o Brasil ou o México.
No dia seguinte, domingo, 30 de novembro, pelas 15h, destaque para a apresentação do romance “Tudo é Possível” com a autora Lara Agreiro, no Mercado de Cultura Marinhais.
Na Biblioteca do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, terça-feira de manhã, 2 de dezembro, pelas 10h, será dedicada à apresentação do livro infantil “A Margarida das Pétalas Amarelas” com a autora Vânia Machado, uma história que ensina sobre a importância da diversidade, amizade e respeito pelas diferenças.
Quarta-feira, 3 de dezembro, a Biblioteca Municipal recebe, pelas 15h30, uma sessão com a autora Maria João da Câmara. Já na quinta-feira, 4 de dezembro, a psicóloga Rita Antunes estará na Feira com o livro “Hiperatividade e défice de atenção”, um guia teórico e prático, criado por uma equipa multidisciplinar, para utilização nos diversos contextos de vida da criança e do adolescente.
A escritora Georgina Caçador apresenta no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, “O menino que queria ser músico”, no dia 5 de dezembro, pelas 10h30.
O livro “SOS Mamã” da enfermeira Andreia Amaral, estará no sábado, 6 de dezembro, pelas 11h, na Biblioteca Municipal, um guia essencial para mães, pais e outros cuidadores que aborda as principais dúvidas e medos que surgem nos primeiros anos de vida de uma criança.
No Mercado de Cultura de Marinhais, domingo, 7 de dezembro, pelas 15h30, a poesia estará em destaque com a autora Preciosa Covas e o seu mais recente livro “Tecendo a existência”.
Na Biblioteca Municipal, terça-feira, 9 de dezembro, pelas 10h, a manhã será animada pela jovem autora Maria Cadete e a história “A Pequena Bruxinha”, um livro inspirador que fala sobre a persistência na concretização dos sonhos.
Já na quinta-feira, 11 de dezembro, pelas 14h, será a vez de Matilde Silva visitar a Feira do Livro e apresentar o romance “Espero por ti”.
As “Leituras de Colo” de Isabel Peixeiro vão estar na Biblioteca Municipal no sábado de manhã, 13 de dezembro com sessões para bebés dos 6 aos 18 meses (10h30) e dos 19 aos 36 meses (11h15). A atividade necessita de inscrição prévia através do email bibliotecamunicipal@cm-salvaterrademagos.pt.
Também nesse dia, pelas 15h30, o escritor Domingos Lobo apresenta “Os navios negreiros não sobem o Cuando”.
“Poesia da recordação” é um livro infantil de autoria de Maria Manuela Monteiro que estará no dia 17 de dezembro, quarta-feira, pelas 9h45, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.
Sábado, 20 de dezembro, na Biblioteca Municipal será apresentado, pelas 11h, “Leão: o Papa das duas Américas” por Thereza Ameal e às 15h30 a autora Olga Coimbra dá a conhecer o seu mais recente romance “Estava à tua espera”.
A Feira do Livro de Natal pretende proporcionar aos visitantes uma agenda cultural diversificada com atividades distribuídas pela Biblioteca Municipal e pelas Bibliotecas do Mercado de Cultura de Marinhais e do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo.

