A Câmara e a Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos aprovaram as contas do município relativas ao ano de 2021, que apresentam uma dívida da ordem dos 3 milhões de euros e uma taxa de execução de 89%.

Em comunicado, a Câmara de Salvaterra de Magos afirma que apenas BE e PCP se abstiveram, tendo as contas sido aprovadas pela maioria socialista e ainda pelos eleitos do Chega, PSD e CDS.

O presidente da Câmara, Hélder Esménio (PS), destacou as taxas de execução e de cumprimento de objectivos do Plano e Orçamento de 2021, que rondaram os 90%, “apesar dos condicionalismos” colocados pela pandemia da covid-19, com mais de 600.000 euros a serem destinados, nos últimos dois exercícios, ao combate e prevenção da propagação da doença.

Referiu ainda que 2021, marcado pela realização de investimentos em várias áreas, foi o ano em que o endividamento municipal mais desceu, sendo cerca de 1 milhão de euros inferior ao do ano da sua primeira tomada de posse, em Outubro de 2013, em que a dívida municipal era de 4,16 milhões de euros.

Hélder Esménio destacou a diminuição do prazo médio de pagamentos a fornecedores e empreiteiros, para 12 dias, e apontou os 1,7 milhões de euros atribuídos às juntas de freguesia, ao movimento associativo, às instituições particulares de solidariedade social e aos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, o que corresponde a perto de 10% do orçamento municipal.

Para o autarca, a redução do endividamento do município, dos 4,1 para os 3 milhões de euros, permite uma situação “estável”, deixando uma “almofada” para a realização de obra e aquisição de equipamentos.

Leia também...

Docente da Agrária desenvolve fiambres de pescado

Um estudo conduzido por uma professora da Escola Superior Agrária de Santarém, doutoranda da Universidade de Évora (UÉ), desenvolveu vários fiambres de pescado de…

Município de Torres Novas promove formação «Direcção Desportiva em Portugal»

No próximo dia 12 de Fevereiro, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 16h, irá decorrer no Palácio dos Desportos…

Projecto quer fazer “sorrir os idosos” com cartas enviadas por jovens

Seniores das Santas Casas de Constância e Azinhaga participam na iniciativa. A pandemia de Covid-19 deixou um sem número de idosos ainda mais isolados…

Santarém acolhe ‘III Encontro de Dirigentes’ das IPSS do distrito

O Núcleo Distrital de Santarém da  EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, o Centro Social Interparoquial de Santarém, a APPACDM de Santarém, o Centro de…