As tasquinhas das associações locais estão a dar a conhecer os pratos e os petiscos típicos da Lezíria Ribatejana de 5 de Julho a 14 de Julho, na Praça da República, em Samora Correia.

O Torricado com Bacalhau, que outrora alimentou campinos e trabalhadores rurais na lezíria, é o Rei num cardápio onde não faltam as enguias, o camarão e a lambujinha do rio, as tripas assadas e as carnes de touro bravo.

A organização garante preços justos e acessíveis num festival com entrada livre e onde há animação todas as noites com música, dança e demonstrações desportivas e culturais.

Uma das novidades da 31ª edição é a “Orelha de Elefante” apresentada pela Casa do Benfica de Samora Correia, trata-se de uma costeleta de novilho com mais de um quilo de peso que bem pode ser repartida por um acompanhante.

As ementas são variadas e incluem também petiscos como caracóis, camarão do rio, orelha, pipis, pataniscas, torresmos e o famoso pica-pau ou a carne da matança.

Como é hábito não falta a tasquinha dos doces com os célebres cabrestos e o Concurso do Arroz Doce que vai apurar os melhores entre os concorrentes.

A organização é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) em parceria com as associações participantes.

Leia também...

Emigrantes portuguesas chegaram na sombra mas garantiram o sucesso das novas gerações

Foto: Ana Roque Oliveira Apesar de ficarem na sombra dos maridos, as mulheres portuguesas que emigraram foram as que mais facilmente se adaptaram e…

Livro vencedor do Prémio Literário do Médio Tejo apresentado em Riachos

O livro “O homem que tirava retratos”, de Martinho Branco, vencedor do Prémio Literário do Médio Tejo 2018, na categoria de Poesia, é apresentado…

Biblioteca Municipal da Golegã mostra livros que “tanto nos fizeram sonhar”

A Biblioteca Municipal da Golegã tem patente uma mostra alusiva aos livros infantis editados em Portugal, nas décadas de 50 e 60 do séc.…

Com livraria fechada e espectáculos cancelados, Aqui Há Gato mantém histórias na internet

Com as portas da livraria fechadas e as escolas encerradas, a primeira preocupação da Aqui Há Gato, associação cultural de Santarém, foi encontrar uma…