As tasquinhas das associações locais estão a dar a conhecer os pratos e os petiscos típicos da Lezíria Ribatejana de 5 de Julho a 14 de Julho, na Praça da República, em Samora Correia.

O Torricado com Bacalhau, que outrora alimentou campinos e trabalhadores rurais na lezíria, é o Rei num cardápio onde não faltam as enguias, o camarão e a lambujinha do rio, as tripas assadas e as carnes de touro bravo.

A organização garante preços justos e acessíveis num festival com entrada livre e onde há animação todas as noites com música, dança e demonstrações desportivas e culturais.

Uma das novidades da 31ª edição é a “Orelha de Elefante” apresentada pela Casa do Benfica de Samora Correia, trata-se de uma costeleta de novilho com mais de um quilo de peso que bem pode ser repartida por um acompanhante.

As ementas são variadas e incluem também petiscos como caracóis, camarão do rio, orelha, pipis, pataniscas, torresmos e o famoso pica-pau ou a carne da matança.

Como é hábito não falta a tasquinha dos doces com os célebres cabrestos e o Concurso do Arroz Doce que vai apurar os melhores entre os concorrentes.

A organização é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) em parceria com as associações participantes.

Leia também...

PICTORIN quer “quebrar a monotonia da cidade” através da Arte

Quinze artistas plásticos de seis países participam, de 1 a 10 de Setembro, na segunda edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe exposição “A Arte é Vida”

“A Arte é Vida” é o título da Exposição de Alunos do Centro de Estudos de Arte Contemporânea de Vila Nova da Barquinha, que…

Festival Bons Sons comemora 10 edições com mais de 50 concertos em 10 palcos

O Bons Sons revelou na terça-feira, 16 de Abril, o cartaz do festival que celebra 13 anos e 10 edições levando mais de 50…

Coro do Círculo Cultural Scalabitano: 50 anos de intensa actividade

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano é herdeiro do Orfeão Scalabitano, fundado em 1925, em Santarém e do Coro Alfredo Keil, cuja actividade decorreu…