As tasquinhas das associações locais estão a dar a conhecer os pratos e os petiscos típicos da Lezíria Ribatejana de 5 de Julho a 14 de Julho, na Praça da República, em Samora Correia.

O Torricado com Bacalhau, que outrora alimentou campinos e trabalhadores rurais na lezíria, é o Rei num cardápio onde não faltam as enguias, o camarão e a lambujinha do rio, as tripas assadas e as carnes de touro bravo.

A organização garante preços justos e acessíveis num festival com entrada livre e onde há animação todas as noites com música, dança e demonstrações desportivas e culturais.

Uma das novidades da 31ª edição é a “Orelha de Elefante” apresentada pela Casa do Benfica de Samora Correia, trata-se de uma costeleta de novilho com mais de um quilo de peso que bem pode ser repartida por um acompanhante.

As ementas são variadas e incluem também petiscos como caracóis, camarão do rio, orelha, pipis, pataniscas, torresmos e o famoso pica-pau ou a carne da matança.

Como é hábito não falta a tasquinha dos doces com os célebres cabrestos e o Concurso do Arroz Doce que vai apurar os melhores entre os concorrentes.

A organização é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) em parceria com as associações participantes.

Leia também...

Aqui Há Gato eleita “Livraria Preferida” dos portugueses

A livraria Aqui Há Gato, em Santarém, foi eleita “Livraria Preferida” dos…

Martinho Vicente Rodrigues lança livro sobre vida e obra de José Saldanha Oliveira e Sousa

O livro “Vida e Obra de José Saldanha Oliveira e Sousa –…

‘Dia Aberto’ no Castro de Vila Nova de São Pedro

O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, Concelho de Azambuja,…

5.ª edição do Encontro Internacional de Piano de Sardoal em formato digital

A pandemia covid-19 e as restrições por ela impostas, obrigaram o Município…