Os festejos de Carnaval vão manter-se na freguesia de Samora Correia. Num comunicado publicado hoje, a Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS), entidade organizadora do evento, refere que “estão garantidas todas as condições de seguranças” para a realização do maior Carnaval do Ribatejo.
“Num momento difícil para muitas famílias, acreditamos que a melhor forma de a ARCAS ajudar não é cancelar, mas realizar o Carnaval com responsabilidade, canalizando essa energia positiva para apoiar quem mais precisa”, afirma.
A Associação esclarece que o apoio concedido pela Câmara Municipal de Benavente à mesma “não provém de fundos sociais”, com o mesmo a ser “aplicado exclusivamente na organização do Carnaval”, garante.
“Muito se tem falado sobre o cancelamento de carnavais noutros pontos do país. Convém esclarecer que esses cancelamentos dizem respeito a municípios que se encontram em estado de calamidade e em que a organização é da responsabilidade das câmaras municipais, que não é o nosso caso”, defende, acrescentando “que as decisões tomadas noutros territórios não podem, nem devem, ser automaticamente transportadas para a nossa realidade”.
De forma a ajudar a comunidade afetada pelas intempéries que têm assolado o concelho, a ARCAS “compromete-se a doar bens essenciais e uma parte das receitas do Carnaval”, adiantando estar “em contacto permanente” com a Proteção Civil, “a acompanhar a situação de perto e preparada para agir, caso seja necessário”.
“Estamos a desenvolver esforços para garantir que ninguém fique de fora. Porque o Carnaval de Samora é de todos. Este Carnaval não é apenas uma festa. Representa meses de trabalho, dedicação e de desejo. É um sinal de união, de resiliência e de compromisso com Samora Correia e com as suas pessoas”, conclui.
