A Santa Casa da Misericórdia de Tomar (SCMT) devolveu a Igreja da Misericórdia (na Av. Dr. Cândido Madureira) à comunidade tomarense e a quem visita a cidade, tendo avançando com obras de recuperação no templo para que este possa estar de portas abertas em permanência. A par disso, pretende expor todas as obras de arte – actualmente reservadas do olhar do público – num Núcleo Museológico integrado na chamada Casa de Despacho. Uma empreitada no valor de cerca de 297 mil euros concretizada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar (SCMT) inaugurou, no início deste mês, as obras de restauro da Igreja Misericórdia. A cerimónia foi presidida por D. José Traquina, bispo de Santarém que, na sua intervenção, incentivou a instituição ao “desenvolvimento de um trabalho por uma grande causa” dedicado às pessoas.

“O progresso da sociedade supõe o desenvolvimento integral e o bem-estar das pessoas”, disse D. José Traquina, saudando a abertura deste templo à fruição da comunidade.

“Amor e Verdade, são dois valores fundamentais para que alguém se sinta feliz numa casa de família. Também assim acontecerá nos ambientes humanos promovidos pela Santa Casa da Misericórdia”, desenvolveu o prelado.

De facto, para o provedor da SCMT, António Alexandre, esta obra representa o “devolver à cidade com valor acrescentado” aquilo que é uma parte do seu património mais representativo.

“A Igreja é um marco na história de Tomar, não só pelo culto, mas também enquanto património histórico, vivo, construído, e inserido no centro de uma cidade histórica, muito perto do Convento de Cristo que é Património Mundial da Humanidade”, afirmou.

“Queremos estar de portas abertas e mostrar à comunidade o importante trabalho que desenvolvemos, quer em termos sociais, quer em termos culturais. Queremos fazer da Igreja um local de culto mas também uma igreja-museu”, disse.

“Acredito que 90% dos cidadãos de Tomar não conhecem, nem de perto, a verdadeira dimensão da Misericórdia. É essa dimensão que os órgãos sociais da Misericórdia querem tornar visível”, assegurou.
Segundo anunciou, é intensão criar, no futuro, um Núcleo Museológico integrado na chamada Casa de Despacho, num espaço adjacente à Igreja, onde vai ser possível expor, em particular, as Coroas do Espírito Santo e o Pendão que integram a Festa dos Tabuleiros.

“Temos um espólio único, que inclui, nomeadamente, uma obra do pintor régio Gregório Lopes e legado secular da instituição fundada em 1507”, lembrou António Alexandre.

Já Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, defendeu que a questão de cuidar do património é essencial para que estas instituições possam perspectivar melhor o futuro.

“Temos que honrar a nossa história, preservar o património, preservar os testemunhos e a história, que é de todos. A cultura é um instrumento fundamental do desenvolvimento social e económico de um país. É um investimento no futuro”, concluiu.

Para esta obra, a Misericórdia de Tomar conseguiu um financiamento de 231.576,30 euros, que resulta de uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em colaboração com a União das Misericórdias Portuguesas e a inauguração aconteceu, precisamente, durante a semana das Festas dos Tabuleiros que se realizam na cidade nabantina de quatro em quatro anos.

A câmara de Tomar atribuiu também um apoio de 60 mil euros não só para a recuperação da Igreja mas também para a criação do Núcleo Museológico.
Neste mesmo dia, a renovada Igreja da Misericórdia acolheu o lançamento do livro “A Festa é um Romance”, de Carlos Trincão, edição da ‘Santa Casa da Misericórdia de Thomar’.

O título foi justificado pelo autor pelo facto de a Festa ser “verdadeiramente um romance entre o Povo, a Cidade e a Divindade”. A apresentação esteve a cargo de Manuel Gandra e António Madureira.

Leia também...

Lezíria recupera projecto de aeroporto em Benavente e quer financiamento para o Tejo

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) elenca, entre os investimentos prioritários para a região, a construção do aeroporto internacional no antigo Campo…

Campanha de segurança rodoviária identifica locais com maior número de acidentes mortais

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lançou hoje uma campanha em que identifica 175 locais com maior concentração de acidentes mortais, totalizando cerca…

Greve nacional dos trabalhadores da administração pública com impacto no distrito de Santarém

Segundo dados fornecidos pela União dos Sindicatos de Santarém, a Greve nacional dos trabalhadores da administração pública teve bastante adesão nos distrito, deixando muitos…

Docentes do Politécnico de Santarém vencem projeto para melhorar ensino em São Tomé e Príncipe

Um conjunto de docentes do Instituto Politécnico de Santarém venceu, juntamente com outras instituições de ensino, o Projeto ERGUES, que tem como objetivo dar…