A Escola Superior de Educação promoveu no passado dia 18 de Janeiro, um Workshop sobre os Direitos dos Animais que visou sensibilizar a comunidade escolar para a problemática dos animais abandonados, direitos dos animais e políticas locais. A apresentação do projecto “Santarém Abriga” foi um dos pontos altos da iniciativa.

O workshop iniciou com uma parte teórica onde se discutiram os direitos animais e apresentados testemunhos de cuidadores/as de rua. Na parte prática, os participantes tiveram a oportunidade de construir abrigos com resíduos recicláveis.

Durante a palestra foi apresentado o “Santarém Abriga” que é um projecto de cidadania ativa que visa implementar algumas das medidas que já feitas a nível legislativo, no âmbito dos direitos e promoção do bem estar animal. A implementação de abrigos para colónias de felinos que vivem nas ruas de Santarém, é também uma das preocupações do projecto.

Rosa Oliveira, técnica superior da Escola Superior de Educação de Santarém e uma das coordenadoras do projeto esclarece que o “Santarém Abriga” é um projeto aberto a contributos dos cidadão para dar dignidade aos animais de rua.

“Os cidadãos que se preocupam com esta temática podem dar um contributo válido e propor algumas soluções. É um projeto que visa o contributo de diverso agentes e de diferentes sensibilidades. Queremos respeitar e queremos o respeito para os animais em harmonia com o respeito pelas pessoas e também pela saúde pública”, explica a coordenadora.

O projeto existe desde de Setembro de 2018 e já conseguiu esterilizar alguns felinos de rua, em parceria com a Autarquia de Santarém, através de um programa CED (Captura, Esterilização e Devolução ao meio ambiente de animais de rua).

“Essas esterilizações foram conseguidas graças ao esforço de cuidadores e cuidadoras de rua que capturaram os animais. Em parceria com o município, que estabeleceu protocolo com clínicas veterinárias para as esterilizações, conseguimos devolver os animais ao meio ambiente. Esta foi uma primeira fase, agora estamos na expectativa e a reunir esforços para que estes programas CED possam ser continuados”, conclui a Rosa Oliveira.

Para além destes objetivos e projetos já realizados, o “Santarém Abriga” quer dar apoio às famílias com parcos rendimentos financeiros, para que estas possam aceder à esterilização dos seus animais de companhia de uma forma gratuita ou a custos muito reduzidos.

A iniciativa contou com a presença de alunos da Escola Superior de educação de Santarém e da Escola Secundária Ginestal Machado, docentes, cuidadores de rua e os técnicos e coordenadores do projecto “Santarém Abriga”.

Leia também...

IP Santarém divulga iniciativas de empreendedorismo para o ano lectivo 2020-2021

O Instituto Politécnico de Santarém considera fazer parte da sua missão o fomento de uma cultura mais inovadora e empreendedora, bem como a contribuição…

Em Tomar a Aprender: o papel fundamental do pessoal não docente

Depois do dia dedicado a professores e educadores, decorreu ontem, na Biblioteca Municipal, a segunda jornada do encontro “Em Tomar a Aprender”, desta vez…

Distrito de Santarém tem 1800 alunos inscritos na Escola Missão Continente

Mais de 1800 alunos, de 20 escolas do distrito de Santarém, participam no programa educativo Escola Missão Continente 2021/2022, dedicado à promoção e sensibilização…

Secretária de Estado Adjunta e da Educação assume compromisso para renovar escola de Marinhais

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, participou na terça-feira, 26 de Fevereiro, numa visita e reunião de trabalho nas instalações…