No próximo dia 28 de Setembro , Santarém será palco de uma importante jornada cultural intitulada “Santarém, a Capital do Gótico Português?”, organizada pelo Fórum Ribatejo em parceria com o Pelouro Cultural da Câmara Municipal de Santarém. A iniciativa surge para celebrar o centenário do livro “Três Túmulos”, de Vergílio Correia, publicado em 1924, e integra-se nas Jornadas Europeias do Património. O evento decorrerá no Auditório da Casa do Brasil, em Santarém.

A jornada contará com a presença de várias personalidades de relevo na área do património e história, sob a coordenação de Elvira Marques, Luís Nazaré, Lurdes Veiga, Vítor Serrão (Fórum Ribatejo), Carlos Amado e Luís Mata (Câmara Municipal de Santarém).

Programa da manhã

A abertura oficial do evento está marcada para as 9h30, com a intervenção do Vereador da Cultura, Nuno Domingos, e de outras entidades convidadas. Seguem-se as comunicações de vários especialistas, começando com Ângela Beirante, que apresentará o tema “A toponímia na Santarém medieva”. Posteriormente, Carla Varela Fernandes discutirá “Escultura gótica de Santarém no século XIV: reflexões, questões e contradições”, seguido de uma pausa para café.

A segunda parte da manhã contará com a intervenção de Paulo Almeida Fernandes com a apresentação intitulada “‘Santarém é um livro de pedra’. Cenário e memória de uma cidade medieval”, seguida de Luís Nazaré, que abordará o tema “Um caso de estudo, o túmulo de Fernão Roiz Redondo em S. Nicolau”. A última intervenção da manhã ficará a cargo de Luís Mata, com “‘A minha boca não é um túmulo’: notas cripto-históricas acerca do património tumular escalabitano”, culminando num debate entre os presentes.

Programa da tarde

A tarde inicia-se às 14h00 com Eduardo Tavares a apresentar “Um acaso – uma pista sobre São João do Alporão”, seguido de Vítor Serrão, que explorará o tema “Vergílio Correia (1888-1944) e o livro ‘Três Túmulos’ (1924)”. Após outro momento de debate, a jornada culminará com uma visita de estudo entre as 15h30 e as 18h00, onde os participantes terão a oportunidade de explorar a riqueza patrimonial de Santarém, visitando a igreja de São João de Alporão, a Torre das Cabaças, a igreja da Graça, a igreja de Santa Maria de Marvila e os antigos mosteiros de Santa Clara e de São Francisco.

Este evento promete ser uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre o património gótico de Santarém e honrar a obra de Vergílio Correia, um dos grandes estudiosos do património português.

Leia também...

Milhares de migrantes esperados hoje e terça-feira na peregrinação de agosto a Fátima

Milhares de migrantes são esperados hoje e na terça-feira no Santuário de Fátima, para a peregrinação internacional de 12 e 13 de agosto, presidida…

Arte de Luís Stoffel mostra-se no Museu da Chapelaria

Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, apresenta, pela primeira vez, a colecção de um criador de chapéus nacional: Luís Stoffel, natural de…

Militar da GNR ferido com gravidade após agressões à porta de bar no Entroncamento

Um militar da GNR ficou ferido com gravidade no domingo e está em coma induzido depois de ter sido agredido à porta de um…

Vigília em Torres Novas protesta contra falta de médico de família

Os habitantes de Assentis, Torres Novas, exigem a colocação de um médico na extensão de saúde, tendo marcado uma vigília para quarta-feira em “defesa…