No próximo dia 28 de Setembro , Santarém será palco de uma importante jornada cultural intitulada “Santarém, a Capital do Gótico Português?”, organizada pelo Fórum Ribatejo em parceria com o Pelouro Cultural da Câmara Municipal de Santarém. A iniciativa surge para celebrar o centenário do livro “Três Túmulos”, de Vergílio Correia, publicado em 1924, e integra-se nas Jornadas Europeias do Património. O evento decorrerá no Auditório da Casa do Brasil, em Santarém.

A jornada contará com a presença de várias personalidades de relevo na área do património e história, sob a coordenação de Elvira Marques, Luís Nazaré, Lurdes Veiga, Vítor Serrão (Fórum Ribatejo), Carlos Amado e Luís Mata (Câmara Municipal de Santarém).

Programa da manhã

A abertura oficial do evento está marcada para as 9h30, com a intervenção do Vereador da Cultura, Nuno Domingos, e de outras entidades convidadas. Seguem-se as comunicações de vários especialistas, começando com Ângela Beirante, que apresentará o tema “A toponímia na Santarém medieva”. Posteriormente, Carla Varela Fernandes discutirá “Escultura gótica de Santarém no século XIV: reflexões, questões e contradições”, seguido de uma pausa para café.

A segunda parte da manhã contará com a intervenção de Paulo Almeida Fernandes com a apresentação intitulada “‘Santarém é um livro de pedra’. Cenário e memória de uma cidade medieval”, seguida de Luís Nazaré, que abordará o tema “Um caso de estudo, o túmulo de Fernão Roiz Redondo em S. Nicolau”. A última intervenção da manhã ficará a cargo de Luís Mata, com “‘A minha boca não é um túmulo’: notas cripto-históricas acerca do património tumular escalabitano”, culminando num debate entre os presentes.

Programa da tarde

A tarde inicia-se às 14h00 com Eduardo Tavares a apresentar “Um acaso – uma pista sobre São João do Alporão”, seguido de Vítor Serrão, que explorará o tema “Vergílio Correia (1888-1944) e o livro ‘Três Túmulos’ (1924)”. Após outro momento de debate, a jornada culminará com uma visita de estudo entre as 15h30 e as 18h00, onde os participantes terão a oportunidade de explorar a riqueza patrimonial de Santarém, visitando a igreja de São João de Alporão, a Torre das Cabaças, a igreja da Graça, a igreja de Santa Maria de Marvila e os antigos mosteiros de Santa Clara e de São Francisco.

Este evento promete ser uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre o património gótico de Santarém e honrar a obra de Vergílio Correia, um dos grandes estudiosos do património português.

Leia também...

Sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter sentido em Benavente

Um sismo de magnitude 1,9 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais…

Renova instaura participação criminal a cidadãos que estavam junto à nascente do Rio Almonda

A empresa Renova instaurou uma participação criminal contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, na zona…

Chamusca recebe segunda eliminatória do Festival Nacional da Canção Rural

O palco do Cineteatro da Chamusca recebe no próximo sábado, 01 de Julho, pelas 21h30, a segunda eliminatória do II Festival Nacional da Canção…

Núcleo Interpretativo da Sinagoga inaugurado a 15 de Outubro

O Núcleo Interpretativo Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto vai ser inaugurado na próxima terça-feira, dia 15 de Outubro, pelas 17 horas.…