No próximo dia 28 de Setembro , Santarém será palco de uma importante jornada cultural intitulada “Santarém, a Capital do Gótico Português?”, organizada pelo Fórum Ribatejo em parceria com o Pelouro Cultural da Câmara Municipal de Santarém. A iniciativa surge para celebrar o centenário do livro “Três Túmulos”, de Vergílio Correia, publicado em 1924, e integra-se nas Jornadas Europeias do Património. O evento decorrerá no Auditório da Casa do Brasil, em Santarém.

A jornada contará com a presença de várias personalidades de relevo na área do património e história, sob a coordenação de Elvira Marques, Luís Nazaré, Lurdes Veiga, Vítor Serrão (Fórum Ribatejo), Carlos Amado e Luís Mata (Câmara Municipal de Santarém).

Programa da manhã

A abertura oficial do evento está marcada para as 9h30, com a intervenção do Vereador da Cultura, Nuno Domingos, e de outras entidades convidadas. Seguem-se as comunicações de vários especialistas, começando com Ângela Beirante, que apresentará o tema “A toponímia na Santarém medieva”. Posteriormente, Carla Varela Fernandes discutirá “Escultura gótica de Santarém no século XIV: reflexões, questões e contradições”, seguido de uma pausa para café.

A segunda parte da manhã contará com a intervenção de Paulo Almeida Fernandes com a apresentação intitulada “‘Santarém é um livro de pedra’. Cenário e memória de uma cidade medieval”, seguida de Luís Nazaré, que abordará o tema “Um caso de estudo, o túmulo de Fernão Roiz Redondo em S. Nicolau”. A última intervenção da manhã ficará a cargo de Luís Mata, com “‘A minha boca não é um túmulo’: notas cripto-históricas acerca do património tumular escalabitano”, culminando num debate entre os presentes.

Programa da tarde

A tarde inicia-se às 14h00 com Eduardo Tavares a apresentar “Um acaso – uma pista sobre São João do Alporão”, seguido de Vítor Serrão, que explorará o tema “Vergílio Correia (1888-1944) e o livro ‘Três Túmulos’ (1924)”. Após outro momento de debate, a jornada culminará com uma visita de estudo entre as 15h30 e as 18h00, onde os participantes terão a oportunidade de explorar a riqueza patrimonial de Santarém, visitando a igreja de São João de Alporão, a Torre das Cabaças, a igreja da Graça, a igreja de Santa Maria de Marvila e os antigos mosteiros de Santa Clara e de São Francisco.

Este evento promete ser uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre o património gótico de Santarém e honrar a obra de Vergílio Correia, um dos grandes estudiosos do património português.

Leia também...

Câmara de Santarém apresenta Maleta Pedagógica “À descoberta de Santarém” no Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais

A Câmara de Santarém apresentou em Cascais, uma das suas ofertas educativas mais inovadoras – a Maleta Pedagógica “À descoberta de Santarém”, elaborada pelo…

25 casos activos de Covid-19 no concelho de Almeirim

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, divulgou ontem, dia 4 de Agosto, dados da Autoridade de Saúde Pública referentes ao ponto de situação…

PSD questiona Governo sobre falta de condições no Tribunal de Concorrência em Santarém

O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo sobre a falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), alertando para…

Os 10 melhores parques aquáticos da Europa

Todos, provavelmente, sentimos a necessidade de pôr de lado todo o stress e sermos livres. Os parques aquáticos são o caminho a seguir para…