Santarém acordou esta manhã com as margens do rio Tejo mais próximas. Durante a noite, as zonas ribeirinhas do concelho sofreram inundações devido à subida do caudal do rio, tendo sido retiradas cerca de 250 pessoas antecipadamente, com muitas a pernoitarem no Pavilhão Municipal.
“Dormiram aqui esta noite 50 pessoas. Estamos na expectativa que hoje venham mais, porque as nossas equipas estão no Reguengo do Alviela a evacuar a população. Estamos a preparar agora mais camas e cobertores”, refere Teresa Ferreira, vereadora do Desenvolvimento Social.
Durante a manhã de sexta-feira, os habitantes de Reguengo de Alviela, que se mantiveram nos pisos superiores das suas habitações, foram retirados das suas casas cada vez mais submersas pela subida das águas do Rio Alviela.
Os 30 habitantes vão posteriormente ser conduzidos a casas de familiares e, em caso de necessidade, ao centro de acolhimento, permanecendo no mesmo “até as casas ficarem novamente em condições de habitabilidade”, frisa a vereadora.
Por sua vez, na Ribeira de Santarém, a população observa as ruas inundadas, aguardando pacientemente que a água desça.
“Faltavam 20 minutos para as sete da manhã e já estava aqui, a tirar algumas fotografias”, conta Paulo, morador há 46 anos na Ribeira.
O habitante adianta que para já, a situação está “estável”, com a água mantendo-se imóvel junto às casas.
“Ainda falta um metro e meio para chegar às cheias de 1979”, afirma, revelando que houve quem se recusasse a deixar as suas moradias durante a noite.
A Proteção Civil mantém o alerta máximo devido ao risco de inundação em vários rios de Portugal continental entre hoje e sábado, devido à depressão Marta, indicou o comandante nacional da Proteção Civil.
A informação foi avançada por Mário Silvestre na conferência de imprensa sobre o ponto de situação do mau tempo na sede Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, no distrito de Lisboa.
No rio Tejo, a pressão hidrológica estende-se a Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Gavião, Golegã, Mação, Salvaterra de Magos, Santarém, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Barquinha.









