O Município de Santarém apresentou uma candidatura ao concurso “Árvore Portuguesa de 2023”, com a Oliveira de Casais de São Brás, na União de Freguesias da Romeira e Várzea. Uma árvore que tem cerca de três mil anos, apresenta sete metros de altura e que pode ser apreciada junto da capela local. Uma votação que decorre até 5 de Janeiro de 2023, através do endereço http://bit.ly/3VyKOuw.

Em comunicado, a autarquia refere que se trata de uma “magnifica oliveira milenar”, facto comprovado pelos restos do antigo cepo.

“Apresenta multitronco dividido em três, com inserção ao nível do colo e sistema radicular comum. Os troncos são vigorosos e estão completamente retorcidos e são de grande efeito plástico, com inúmeras cavidades, que ramificam fazendo copa comum, ampla densa e muito frondosa. A oliveira encontra-se perto da Capela de Casais de São Brás. Considerada árvore de interesse público pelo Diário da República 198 de 24/08/1993”.

Leia também...

Centro de Vacinação de Santarém regressa à Casa do Campino

A partir de dia 8 de Dezembro.

Pandemia adia para Maio ‘Mês da Enguia’ em Salvaterra

Por tradição o mês de Março traz sempre com ele o ‘Mês da Enguia’ no concelho de Salvaterra de Magos, fazendo desta iguaria a…

PSP detém quatro pessoas e apreende uma viatura

O Comando Distrital de Polícia de Santarém, durante as últimas 72 horas, efetuou quatro detenções e apreendeu uma viatura automóvel, na sequência de operações de…

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Chamusca na Ascensão

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Vila da Chamusca na ‘Semana da Ascensão’ deste ano, um número que a autarquia considera “um sucesso”.…