A Câmara de Santarém aprovou um projecto de investimento privado de 50 milhões de euros, que prevê uma nova área comercial junto ao atual “retail park”, para “dar resposta” à construção da futura unidade do Hospital da Luz.

“Queremos dar uma resposta à construção do novo Hospital da Luz […] e responder às necessidades da cidade de Santarém, principalmente na extensão do atual ‘retail park’. Queremos oferecer uma maior quantidade de metros quadrados e ter mais superfícies comerciais”, disse hoje à Lusa, Diogo Grade, arquitecto da Neoparts -Imobiliária, promotora do projeto.

Segundo a empresa, o projeto prevê a construção de quatro lotes destinados a comércio, hotelaria e serviços, dando continuidade à área comercial existente, bem como a criação de serviços de apoio à unidade hospitalar.

De acordo com Diogo Grade, há a possibilidade de se construir uma residência sénior e laboratórios de análises clínicas.

Está ainda em estudo a possibilidade de um dos lotes acolher uma nova unidade hoteleira para aproveitar a proximidade ao Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).

“Temos alguns operadores apalavrados e praticamente todas as marcas do mercado demonstraram interesse em estar presentes neste novo espaço”, afirmou o responsável.

As obras deverão arrancar no início de 2026, prevendo-se a criação de cerca de 300 postos de trabalho.

“Ficámos satisfeitos com a intenção dos promotores de realizar o investimento naquela zona. Aquela zona está a crescer com a construção do novo Hospital da Luz. Há uma nova centralidade e este projeto é uma forma de aproximarmos o planalto ao próprio CNEMA […] e vai desenvolver o concelho de Santarém com a criação de postos de trabalho”, explicou o presidente da Câmara Municipal, João Leite. 

Ainda de acordo com o autarca, os novos investimentos irão levar a outros, nomeadamente em habitação e acessibilidades.

“Também temos habitação a iniciar naquela zona para dar resposta. Estamos a falar de um hospital que vai permitir criar 500 postos de trabalho, temos de criar outras respostas do ponto de vista do espaço público, dos acessos e da habitação. Portanto, estes investimentos arrastam outros investimentos públicos e privados”, salientou, destacando a “dinâmica económica” que os projetos dão ao concelho.

Leia também...

Detido em Tomar homem que tentou matar a irmã no final de Janeiro

Um homem com 25 anos foi detido em Tomar, por estar fortemente indiciado de ter tentado assassinar uma irmã, em 31 de janeiro, e…

Homem detido em Abrantes por violência doméstica fica com pulseira elétronica

Um homem de 65 anos detido, no concelho de Abrantes, por violência doméstica, sobre a companheira, também de 65 anos, ficou com pulseira eletrónica,…

Município de Ourém dá regalias a bombeiros voluntários do concelho

O Município de Ourém aprovou o regulamento do Cartão Social do Bombeiro Voluntário, medida que irá disponibilizar regalias aos elementos que integram de forma…

Homem de 62 anos detido por cultivo de canábis em Almeirim

Um homem de 62 anos foi detido pela GNR por cultivo de canábis, no dia 9 de Setembro, no concelho de Almeirim. Segundo fonte…