A Câmara de Santarém aprovou um projecto de investimento privado de 50 milhões de euros, que prevê uma nova área comercial junto ao atual “retail park”, para “dar resposta” à construção da futura unidade do Hospital da Luz.

“Queremos dar uma resposta à construção do novo Hospital da Luz […] e responder às necessidades da cidade de Santarém, principalmente na extensão do atual ‘retail park’. Queremos oferecer uma maior quantidade de metros quadrados e ter mais superfícies comerciais”, disse hoje à Lusa, Diogo Grade, arquitecto da Neoparts -Imobiliária, promotora do projeto.

Segundo a empresa, o projeto prevê a construção de quatro lotes destinados a comércio, hotelaria e serviços, dando continuidade à área comercial existente, bem como a criação de serviços de apoio à unidade hospitalar.

De acordo com Diogo Grade, há a possibilidade de se construir uma residência sénior e laboratórios de análises clínicas.

Está ainda em estudo a possibilidade de um dos lotes acolher uma nova unidade hoteleira para aproveitar a proximidade ao Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).

“Temos alguns operadores apalavrados e praticamente todas as marcas do mercado demonstraram interesse em estar presentes neste novo espaço”, afirmou o responsável.

As obras deverão arrancar no início de 2026, prevendo-se a criação de cerca de 300 postos de trabalho.

“Ficámos satisfeitos com a intenção dos promotores de realizar o investimento naquela zona. Aquela zona está a crescer com a construção do novo Hospital da Luz. Há uma nova centralidade e este projeto é uma forma de aproximarmos o planalto ao próprio CNEMA […] e vai desenvolver o concelho de Santarém com a criação de postos de trabalho”, explicou o presidente da Câmara Municipal, João Leite. 

Ainda de acordo com o autarca, os novos investimentos irão levar a outros, nomeadamente em habitação e acessibilidades.

“Também temos habitação a iniciar naquela zona para dar resposta. Estamos a falar de um hospital que vai permitir criar 500 postos de trabalho, temos de criar outras respostas do ponto de vista do espaço público, dos acessos e da habitação. Portanto, estes investimentos arrastam outros investimentos públicos e privados”, salientou, destacando a “dinâmica económica” que os projetos dão ao concelho.

Leia também...

“A Educação está tão desgraçada que dificilmente alguém a poderá desgraçar ainda mais”

Manuel Henrique Santana Castilho, ex-director da Escola Superior de Educação de Santarém e do seu conselho científico, assim como do Instituto Politécnico de Setúbal,…

Infarmed alerta para vigilância acrescida a medicamentos que podem interferir com calor

O Infarmed alertou hoje para a necessidade de vigilância acrescida a quem toma medicamentos que podem interferir com a exposição intensa ao calor, como…

Alunos de Torres Novas cantam as janeiras no Convento do Carmo

Os alunos do 4.º ano do Centro Escolar Visconde de S. Gião cantaram, esta manhã, as Janeiras no Convento do Carmo, actuais Paços do…

Assembleia Geral de Acionistas da GARVAL – Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Encontrando-se agendada para o próximo dia 12 de maio de 2025, às 14:30H, a Assembleia Geral de Acionistas da GARVAL – Sociedade de Garantia…