A Comissão Municipal da defesa da floresta contra incêndios do Município de Santarém apresentou e aprovou, no dia 4 de Maio, o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2021.

Segundo a autarquia, o Plano Operacional Municipal (POM) corresponde ao Caderno III do plano municipal de defesa da floresta contra incêndios do Município de Santarém, sendo a parte “Operacional” desse plano.

Este plano inclui particularmente as acções de vigilância, detecção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, nomeadamente a sua execução de acordo com o previsto no programa operacional de PMDFCI.

“O POM enquadra-se, portanto, na normal actividade prevista legalmente para a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, onde são atribuídas responsabilidades às diferentes entidades intervenientes de acordo com a Directiva Operacional N.º2/2021 – DECIR, onde são determinadas as acções específicas, no sentido de orientar a defesa da floresta no Município de Santarém”, refere um comunicado do município. 

O plano tem como objectivo a descrição de um conjunto de normas e procedimentos acordados entre os diferentes interlocutores, que visam agilizar e operacionalizar as diferentes tarefas de defesa da floresta contra incêndios para o ano de 2021.

O POM é alvo de revisão anual, por ter carácter dinâmico e evolutivo, sendo que é normalmente revisto antes do início do período crítico de cada ano.

Leia também...

SANTARÉM APRESENTA PROJETO “CISM – CENTRO DE INTERPRETAÇÃO SANTARÉM MILITAR”

O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Santarém acolheu, no dia 24 de Abril, a apresentação do Projeto “Centro de Interpretação…

Santarém – Está quase!

O tempo passa tão celeremente que, quase sem darmos por isso, estamos a cerca de quinze dias da próxima corrida de toiros na Monumental…

Salvador nasceu no Dia de Natal na maternidade do CHMT

No Dia de Natal, a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) testemunhou a chegada de “uma estrela brilhante que iluminou ainda mais…

Sindicato alerta para salários em atraso aos antigos trabalhadores da Central do Pego

Os antigos trabalhadores da Central Termoelétrica do Pego (Abrantes), onde a produção de eletricidade a partir do carvão encerrou em 2021, têm dois meses…