A Comissão Municipal da defesa da floresta contra incêndios do Município de Santarém apresentou e aprovou, no dia 4 de Maio, o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2021.

Segundo a autarquia, o Plano Operacional Municipal (POM) corresponde ao Caderno III do plano municipal de defesa da floresta contra incêndios do Município de Santarém, sendo a parte “Operacional” desse plano.

Este plano inclui particularmente as acções de vigilância, detecção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, nomeadamente a sua execução de acordo com o previsto no programa operacional de PMDFCI.

“O POM enquadra-se, portanto, na normal actividade prevista legalmente para a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, onde são atribuídas responsabilidades às diferentes entidades intervenientes de acordo com a Directiva Operacional N.º2/2021 – DECIR, onde são determinadas as acções específicas, no sentido de orientar a defesa da floresta no Município de Santarém”, refere um comunicado do município. 

O plano tem como objectivo a descrição de um conjunto de normas e procedimentos acordados entre os diferentes interlocutores, que visam agilizar e operacionalizar as diferentes tarefas de defesa da floresta contra incêndios para o ano de 2021.

O POM é alvo de revisão anual, por ter carácter dinâmico e evolutivo, sendo que é normalmente revisto antes do início do período crítico de cada ano.

Leia também...

PSP realiza acção para legalizar armas em freguesias de Coruche

O núcleo de Armas e Explosivos da PSP de Santarém vai realizar um acção descentralizada para tratar do licenciamento de armas, receber armas não…

Trinta concelhos de seis distritos do continente em risco muito elevado de incêndio

Trinta concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, estando previsto um…

Rio Maior assinala os 187 anos do Concelho

Rio Maior comemora o seu feriado Municipal a 6 de Novembro, com uma série de iniciativas que pretendem assinalar os 187 anos da elevação…

Torres Novas “não tolera violência contra as mulheres”

Duas telas com a inscrição “Torres Novas não tolera a violência contra as mulheres”, assinalam, nos Paços do Concelho e num dos edifícios do…