O 106º aniversário da Batalha de La Lys foi assinalado, na manhã do dia 09 de abril, junto ao monumento do Soldado Desconhecido no Jardim Portas do Sol, numa iniciativa organizada pela Liga dos Combatentes – Núcleo de Santarém.

Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, destacou “a importância de lembrar os nossos heróis e de lhes prestar justa homenagem. A Batalha de La Lys foi o sacrifício supremo dos militares portugueses, aguentando a defesa de uma posição face a um exército alemão, cinco vezes superior em número e em equipamento”.

Na presença de Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Pombo, Presidente da Liga dos Combatentes – Núcleo de Santarém, entidades militares e religiosas, diversos membros e associados da Liga de Combatentes e vários familiares, Nuno Domingos referiu ainda “quais as razões que levaram Portugal na altura completamente impreparado, a entrar na guerra, nomeadamente, a necessidade de reconhecimento internacional da jovem República Portuguesa. Entrar na guerra significou implicitamente esse reconhecimento da soberania nacional, mas teve como consequência os enormes sacrifícios dos nossos soldados”.

A Batalha de La Lys marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, onde os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

Leia também...

Semana da Leitura’23 na Chamusca incentiva o prazer de ler e o encontro entre os livros e os seus leitores

A Rede de Bibliotecas da Chamusca (Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolares e Biblioteca…

Museu Diocesano assinala Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

O Museu Diocesano de Santarém vai estar aberto no sábado até às…

O Tabaco

Também ficou sujeito a um novo imposto de consumo, – actualizadas as…

Quinta do Bill sobem amanhã ao palco das Festas do Arripiado

A partir de amanhã e até dia 15 de Agosto a aldeia…