Santarém assinala Dia Mundial do Coração com diversas actividades

A Câmara Municipal de Santarém, como coordenadora do Comité Técnico Local das Comemorações, assinalou no passado sábado, dia 29 de Setembro, o Dia Mundial do Coração, com diversas actividades no Jardim da República, na presença de Ricardo Rato, vereador da autarquia com o pelouro da saúde.

O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da prática de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável.

Este ano, a campanha, sob o lema “O Meu Coração, O Seu Coração”, volta a reforçar a importância das populações adoptarem um estilo de vida saudável, com base numa alimentação equilibrada, prática de actividade física e controlo dos factores de risco cardiovasculares.

Neste sentido, o dia iniciou-se com uma caminhada de sete quilómetros, com partida e chegada ao Jardim da República, passado pelo Mercado, Jardim da Liberdade, Jardim das Portas do Sol e Miradouro de S. Bento, onde participaram cerca de 40 pessoas, incluindo a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), a Associação de Residentes de S. Domingos, parceiros da iniciativa, entre outros.

Para além desta caminhada, o programa incluiu um treino de motricidade para públicos com mobilidade reduzida organizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Santarém (UCC) / Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria (ACES Lezíria), uma aula de zumba pelo BoraLáZumbar e a formação de um Coração Humano.

Ainda durante a manhã, a UCC de Santarém / ACES Lezíria, a CUF Santarém e o GFS – Serviços Médicos do Coração disponibilizam informação e rastreios no âmbito cardiovascular e nutricional e, para os mais novos, a Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém ofereceu pinturas faciais.

As comemorações terminam com uma aula de hidroginástica no Complexo Aquático, às 16h45.

O Comité Técnico Local das Comemorações foi criado a partir do desafio lançado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia aos municípios para comemorar este dia. Desta forma, associaram-se à autarquia a empresa municipal Viver Santarém, a UCC de Santarém / ACES Lezíria, a CUF Santarém, GFS – Serviços Médicos do Coração e Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém.

info,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS