Segundo a informação divulgada, é expectável, nas próximas horas, uma subida rápida dos caudais dos afluentes e do Tejo, colocando toda a bacia do rio em situação de alerta, com potencial impacto grave no território de Alpiarça.
Entre as situações de risco identificadas estão inundações rápidas em zonas ribeirinhas e junto a linhas de água, eventual necessidade de evacuações preventivas em áreas mais vulneráveis, possibilidade de a progressão das águas atingir zonas próximas da Estrada Nacional 118 e condicionamentos ou interdições de circulação rodoviária.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Alpiarça encontra-se activado, estando as autoridades no terreno em monitorização permanente e em estado de prevenção.
No aviso, as entidades apelam à população para evitar deslocações desnecessárias, manter distância de zonas inundáveis e margens de rios ou ribeiras, não atravessar áreas alagadas ou com água em movimento e seguir as indicações das autoridades. O município recomenda ainda o acompanhamento das comunicações oficiais para actualização da situação.
