Foto: Município de Santarém
A Câmara Municipal de Santarém e a Proteção Civil alertam para uma situação de cheias nas próximas horas, devido ao aumento dos caudais do Rio Tejo e à forte precipitação prevista.
Nesse sentido, as autoridades determinaram a evacuação obrigatória das populações das zonas ribeirinhas das Caneiras, Ribeira de Santarém (até à linha de caminho de ferro) e São Vicente do Paul (Reguengo do Alviela), nas próximas sete horas, alertando ainda para a possibilidade de outras zonas serem afetadas, com destaque para Vale de Figueira (zona de Secágro) e Alfange.
Para além disso, a autarquia adianta que todas as escolas do concelho estarão encerradas amanhã, dia 06 de Fevereiro, com o intuito de garantir a segurança da comunidade escolar.
Foram mobilizados vários meios da Proteção Civil para reabrirem a passagem de nível do Peso (apenas veículos ligeiros e meios de proteção civil), com o objetivo de evacuar a população das Caneiras, monitorizar as zonas ribeirinhas e apoiar as evacuações e circulação em segurança.
De forma a prestar apoio a residentes sem suporte familiar, será criado um Centro de Acolhimento Temporário no Pavilhão Municipal, a partir das 16h00.
A autarquia recomenda à população evitar deslocações desnecessárias, privilegiar o teletrabalho sempre que possível e acompanhar as atualizações oficias da Câmara Municipal de Santarém e da Proteção Civil.
Alpiarça em alerta máximo de cheias devido à subida dos caudais do Tejo
O Município de Alpiarça e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alpiarça emitiram um aviso à população dando conta de um cenário de alerta máximo de cheias no concelho, na sequência da chuva intensa e persistente e de descargas significativas nas barragens a montante do rio Tejo.

Segundo a informação divulgada, é expectável, nas próximas horas, uma subida rápida dos caudais dos afluentes e do Tejo, colocando toda a bacia do rio em situação de alerta, com potencial impacto grave no território de Alpiarça.

Entre as situações de risco identificadas estão inundações rápidas em zonas ribeirinhas e junto a linhas de água, eventual necessidade de evacuações preventivas em áreas mais vulneráveis, possibilidade de a progressão das águas atingir zonas próximas da Estrada Nacional 118 e condicionamentos ou interdições de circulação rodoviária.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Alpiarça encontra-se activado, estando as autoridades no terreno em monitorização permanente e em estado de prevenção.

No aviso, as entidades apelam à população para evitar deslocações desnecessárias, manter distância de zonas inundáveis e margens de rios ou ribeiras, não atravessar áreas alagadas ou com água em movimento e seguir as indicações das autoridades. O município recomenda ainda o acompanhamento das comunicações oficiais para actualização da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Investigador do Cartaxo recebe Prémio Mário Soares da Fundação EDP

O trabalho “Refugiados espanhóis em Portugal: entre a repressão policial e a solidariedade popular (1936-1939”, de Fábio Alexandre Faria, investigador do Centro de Investigação…

Uma Escola do presente a preparar-se para o futuro

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinala, no próximo dia 16 de Maio, o seu 49.º aniversário ao serviço da comunidade e…

Urgência de obstetrícia do CHMT regressou à normalidade

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes, regressou à normalidade às 09:00…

XXXII Feira de Enchidos, Queijo e Mel em Vila de Rei

Vila de Rei prepara-se para receber, entre os dias 29 de Julho e 6 de Agosto, mais uma edição da Feira de Enchidos, Queijo…