A concelhia de Santarém do Bloco de Esquerda (BE) reagiu “com tristeza” à aprovação, pelo executivo municipal, do pedido de informação prévia para construção de um novo hospital privado no concelho.

Em comunicado, a coordenadora concelhia do BE afirma que cabia à Câmara Municipal “exigir um reforço de meios financeiros e de recursos humanos para o Hospital Distrital” de Santarém, ao invés de “tomar uma decisão que o irá prejudicar”.

Esta unidade, lembra, tem sido afectada pela recusa de vistos do Tribunal de Contas à celebração de contratos e tem várias necessidades: “investimento na rede informática, fornecimento de refeições e obras no bloco operatório”.

“A coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda vê a saúde como um direito universal e gratuito, e não como um negócio que inevitavelmente não estará acessível a toda a população”, acrescenta.

Leia também...

Hospital de Tomar recebe investimento de 2,5 milhões de euros

O Hospital de Tomar, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), tem em curso diversas intervenções que totalizam, para já, cerca de…

DGS recomenda dose de reforço para pessoas a partir dos 50 anos

A Direção-Geral da Saúde recomendou a administração da dose de reforço contra a covid-19 a pessoas com 50 ou mais anos, face à previsível…

HDS assina protocolos de hospitalização domiciliária com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas do distrito

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinou ena passada sexta-feira, dia 30 de Junho, protocolos de colaboração no âmbito da hospitalização domiciliária com quatro…

USF Marquesa de Alorna entra em funcionamento e reforça cuidados de saúde em Almeirim

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) visitou, nesta sexta-feira, 7 de março, a nova Unidade de Saúde…