As comemorações do Dia Mundial do Coração, em Santarém, têm lugar no próximo sábado, dia 30 de setembro, no Jardim da Liberdade.

Das 10h00 às 12h30, e para assinalar esta data, a Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, organizam actividades que têm como objectivo alertar para a necessidade de controlar os principais fatores de risco, tais como: tabagismo, alimentação pouco saudável e sedentarismo, para evitar mortes prematuras por doenças cardíacas.

A organização convida a população e todos quantos nos queiram visitar, a realizar um Rast­reio do risco cardiovascular; Avaliação do risco de contrair diabetes tipo 2 a 10 anos; Avaliação de glicémia; Avaliação coles­terol, Avaliação IMC – índice de massa corporal e Orientação nutricional, pela UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE SANTARÉM. No âmbito desta iniciativa, podem também fazer uma Avaliação e aconselhamento médico nutricional, a cargo do GFS – SERVIÇOS MÉDICOS DO CORAÇÃO, um Ras­treio cardíaco ou de risco cardiovascular, a cargo do HOSPITAL CUF SANTARÉM e aprender Breves noções sobre “Supor­te Básico de Vida”, apresentadas pelos BOMBEIROS SAPADORES DE SANTARÉM.

O Dia Mundial do Coração, comemorado anualmente a 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

Leia também...

ULS Médio Tejo dá início às obras de ampliação e requalificação do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes

A empreitada de requalificação e ampliação da Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes,…

Reforço da vacina só se a pandemia piorar e para grupos de risco

Uma nova dose de reforço da vacina contra a covid-19 só deve…

Visita diária aos doentes internados retomada nos hospitais do Médio Tejo

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) retomou a autorização de visitas…
Foto de arquivo

ULS Médio Tejo apresenta plano de acção para responder aos “desafios de saúde”

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo prevê implementar “de…