As comemorações do Dia Mundial do Coração, em Santarém, têm lugar no próximo sábado, dia 30 de setembro, no Jardim da Liberdade.

Das 10h00 às 12h30, e para assinalar esta data, a Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, organizam actividades que têm como objectivo alertar para a necessidade de controlar os principais fatores de risco, tais como: tabagismo, alimentação pouco saudável e sedentarismo, para evitar mortes prematuras por doenças cardíacas.

A organização convida a população e todos quantos nos queiram visitar, a realizar um Rast­reio do risco cardiovascular; Avaliação do risco de contrair diabetes tipo 2 a 10 anos; Avaliação de glicémia; Avaliação coles­terol, Avaliação IMC – índice de massa corporal e Orientação nutricional, pela UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE SANTARÉM. No âmbito desta iniciativa, podem também fazer uma Avaliação e aconselhamento médico nutricional, a cargo do GFS – SERVIÇOS MÉDICOS DO CORAÇÃO, um Ras­treio cardíaco ou de risco cardiovascular, a cargo do HOSPITAL CUF SANTARÉM e aprender Breves noções sobre “Supor­te Básico de Vida”, apresentadas pelos BOMBEIROS SAPADORES DE SANTARÉM.

O Dia Mundial do Coração, comemorado anualmente a 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

Leia também...

PCP lamenta degradação dos serviços de saúde em Santarém

A Direção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do Partido Comunista Português (PCP) expressou, num comunicado, preocupação com a situação actual de degradação dos…

“Este Hospital vai criar valor para a cidade”

Há quase dois anos, a 31 de Agosto de 2018, a Câmara de Santarém aprovou o pedido de informação prévia para construção de um…

Escola Superior de Saúde de Santarém forma novos Enfermeiros

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinalou, na tarde do dia 19 de julho, o encerramento do 35º Curso de Enfermagem –…

Maioria dos cuidadores informais precisam de apoio psicológico urgente

A maioria dos cuidadores informais admite já se ter sentido em estado de exaustão emocional e mais de sete em cada dez precisam de…