As comemorações do Dia Mundial do Coração, em Santarém, têm lugar no próximo sábado, dia 30 de setembro, no Jardim da Liberdade.

Das 10h00 às 12h30, e para assinalar esta data, a Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, organizam actividades que têm como objectivo alertar para a necessidade de controlar os principais fatores de risco, tais como: tabagismo, alimentação pouco saudável e sedentarismo, para evitar mortes prematuras por doenças cardíacas.

A organização convida a população e todos quantos nos queiram visitar, a realizar um Rast­reio do risco cardiovascular; Avaliação do risco de contrair diabetes tipo 2 a 10 anos; Avaliação de glicémia; Avaliação coles­terol, Avaliação IMC – índice de massa corporal e Orientação nutricional, pela UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE SANTARÉM. No âmbito desta iniciativa, podem também fazer uma Avaliação e aconselhamento médico nutricional, a cargo do GFS – SERVIÇOS MÉDICOS DO CORAÇÃO, um Ras­treio cardíaco ou de risco cardiovascular, a cargo do HOSPITAL CUF SANTARÉM e aprender Breves noções sobre “Supor­te Básico de Vida”, apresentadas pelos BOMBEIROS SAPADORES DE SANTARÉM.

O Dia Mundial do Coração, comemorado anualmente a 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

Leia também...

Hospital de Santarém avalia detidos infectados com VIH e hepatites virais na prisão

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai deslocar uma equipa de saúde ao Estabelecimento Prisional de Torres Novas para a realização de consultas e…

A “grande reforma” do SNS a partir de Janeiro de 2024

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai sofrer uma “grande reforma” a partir de Janeiro de 2024 com a criação de 31 Unidades Locais…

Utentes da saúde do Médio Tejo apresentam propostas para “marcar agenda política”

Utentes da saúde da região do Médio Tejo apresentaram no dia 19 de Março, um conjunto de propostas para valorizar os serviços públicos de…

Miguel Castanho defende que imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada

O investigador Miguel Castanho afirmou hoje que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desactualizada”…