As comemorações do Dia Mundial do Coração, em Santarém, têm lugar no próximo sábado, dia 30 de setembro, no Jardim da Liberdade.

Das 10h00 às 12h30, e para assinalar esta data, a Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, organizam actividades que têm como objectivo alertar para a necessidade de controlar os principais fatores de risco, tais como: tabagismo, alimentação pouco saudável e sedentarismo, para evitar mortes prematuras por doenças cardíacas.

A organização convida a população e todos quantos nos queiram visitar, a realizar um Rast­reio do risco cardiovascular; Avaliação do risco de contrair diabetes tipo 2 a 10 anos; Avaliação de glicémia; Avaliação coles­terol, Avaliação IMC – índice de massa corporal e Orientação nutricional, pela UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE SANTARÉM. No âmbito desta iniciativa, podem também fazer uma Avaliação e aconselhamento médico nutricional, a cargo do GFS – SERVIÇOS MÉDICOS DO CORAÇÃO, um Ras­treio cardíaco ou de risco cardiovascular, a cargo do HOSPITAL CUF SANTARÉM e aprender Breves noções sobre “Supor­te Básico de Vida”, apresentadas pelos BOMBEIROS SAPADORES DE SANTARÉM.

O Dia Mundial do Coração, comemorado anualmente a 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

Leia também...

Centro de testagem de Santarém com grande afluência mas com algumas queixas dos utentes (c/vídeo)

Em funcionamento entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira.

Centro Hospitalar do Médio Tejo já tem ressonância magnética instalada

A instalação do equipamento de Ressonância Magnética, na Unidade Hospitalar de Abrantes do CHMT, está na fase final de conclusão, quando ainda estão a…

DGS recomenda uso de máscara em eventos no exterior e no recreio das escolas

A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de máscara em aglomerados populacionais, eventos em espaços exteriores e no recreio nas escolas, disse hoje a…

Centro Hospitalar do Médio Tejo reduz tempo de espera para cirurgia

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) reduziu no ano passado, em 10%, a lista de inscritos em cirurgia face a 2017, apresentando, no…