Santarém continua a oferecer Porta Beatas “eco.b’s” e é pioneiro na WASTEApp

Em 2017 o Município de Santarém lançou a Campanha de sensibilização ambiental be.eco – um fumador responsável, com o objectivo de sensibilizar os munícipes fumadores para a adopção de boas práticas cívicas, sensibilizando-os para os perigos inerentes ao gesto de deitarem as beatas de cigarro para o chão, tanto a nível de saúde pública, como no impacte negativo que o mesmo pode ter para o ambiente.

Esta campanha contemplou a implementação de uma rede constituída por dez equipamentos de deposição de beatas de cigarro, designados como ECO|Beatas, na cidade de Santarém, bem como, a distribuição gratuita de “eco.b” – porta-beatas pelos munícipes fumadores.

A Associação Nacional de Conservação da Natureza – QUERCUS lançou recentemente a aplicação WasteApp, com o propósito de informar o cidadão dos destinos de vários resíduos que não podem ser colocados nos ecopontos, nomeadamente, pelas dúvidas que podem surgir aquando da deposição. Esta aplicação, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store, indica ao cidadão o local mais próximo onde os colocar os resíduos que se destinam a reutilização, valorização e reciclagem. As beatas de cigarro são um exemplo de tipo de resíduo que não pode ser colocado num ecoponto mas, que pode ser reencaminhado para valorização.

Agora, à distância de um clique pode consultar no seu Smartphone, através da WasteApp, a localização dos ECO|Beatas e depositar as suas beatas de cigarro no equipamento mais próximo de si.

O Município de Santarém é, assim, pioneiro a disponibilizar a informação numa aplicação móvel respeitante à rede que se encontra à disposição dos munícipes para realizarem a deposição de beatas de cigarro, alinhando-se com as políticas públicas vertidas no diploma, aprovado recentemente pela Assembleia da República, respeitante à proibição de abandando de beatas de cigarro em espaço público.

Relembramos que, os munícipes fumadores que pretendam ver as suas beatas de cigarro valorizadas, podem levantar gratuitamente um “eco.b” – porta-beatas no Posto de Turismo e, posteriormente, fazer a sua descarga num dos ECO|Beatas na cidade de Santarém.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS