A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou hoje o distrito de Santarém em estado de alerta de nível laranja, devido ao agravamento do risco de incêndio. O alerta deve ser mantido até às 23h59 de dia 17.

Neste nível encontram-se também os distritos de Bragança, Viseu, Setúbal, Évora e Beja. Já em estado de alerta especial de nível vermelho estão os distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre e Guarda.

O estado de alerta mais grave para os quatro distritos mantém-se até ao final do dia de terça-feira, disse hoje o adjunto de operações da ANEPC Mário Silvestre. Os quatro distritos já estavam em estado de alerta laranja, o segundo mais grave.

Numa conferência de imprensa na sede da ANEPC para fazer um balanço da situação em termos de incêndios o responsável disse que às 12h30 de hoje não havia no país incêndios significativos.

PUBLICIDADE

Sobre o estado de alerta especial o responsável explicou que, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a ANEPC decidiu manter, e agravar nos quatro distritos, o estado de alerta especial até às 23h59 de dia 17.

Assim, estão em estado de alerta amarelo os distritos de Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Com base no estado de alerta vermelho Mário Silvestre disse que foram reforçados os meios para o Algarve e feito um reajustamento dos meios aéreos.

O responsável da ANEPC disse também que nas últimas 24 horas foram registados 38 crimes de incêndio florestal, sem especificar, e reafirmou a necessidade de as pessoas se absterem do uso de fogo e de utilização de maquinaria no espaço rural.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…