A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou hoje o distrito de Santarém em estado de alerta de nível laranja, devido ao agravamento do risco de incêndio. O alerta deve ser mantido até às 23h59 de dia 17.

Neste nível encontram-se também os distritos de Bragança, Viseu, Setúbal, Évora e Beja. Já em estado de alerta especial de nível vermelho estão os distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre e Guarda.

O estado de alerta mais grave para os quatro distritos mantém-se até ao final do dia de terça-feira, disse hoje o adjunto de operações da ANEPC Mário Silvestre. Os quatro distritos já estavam em estado de alerta laranja, o segundo mais grave.

Numa conferência de imprensa na sede da ANEPC para fazer um balanço da situação em termos de incêndios o responsável disse que às 12h30 de hoje não havia no país incêndios significativos.

Sobre o estado de alerta especial o responsável explicou que, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a ANEPC decidiu manter, e agravar nos quatro distritos, o estado de alerta especial até às 23h59 de dia 17.

Assim, estão em estado de alerta amarelo os distritos de Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Com base no estado de alerta vermelho Mário Silvestre disse que foram reforçados os meios para o Algarve e feito um reajustamento dos meios aéreos.

O responsável da ANEPC disse também que nas últimas 24 horas foram registados 38 crimes de incêndio florestal, sem especificar, e reafirmou a necessidade de as pessoas se absterem do uso de fogo e de utilização de maquinaria no espaço rural.

Leia também...

VÍDEO | Jorge Justino: Um Engenheiro Químico à procura da fórmula para o desenvolvimento da região

O nome de Jorge Justino está intrinsecamente ligado ao Instituto Politécnico de…

Cortejo histórico e etnográfico enche ruas de Coruche em dia de feriado municipal

Inserido nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo em Coruche,…

Politécnico de Santarém acolhe mês do Emprego e do Empreendedorismo

Estão planeadas um conjunto de acções e actividades direccionadas a estes dois…

AVISAN regressa ao CNEMA até 4 de Dezembro (vídeo e galeria de fotos)

A Avisan – Exposição de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios,…