A Monumental “Celestino Graça” abre as suas portas este fim-de-semana para acolher duas excelentes corridas, as quais foram sendo sucessivamente adiadas devido à pandemia da Covid-19. Felizmente a situação pandémica melhorou, estando nós agora a viver uma fase de desconfinamento a caminho da normalidade, embora, como manda a prudência, não devamos baixar armas antes do tempo certo.

A Associação “Praça Maior”, gestora do tauródromo escalabitano, entendeu, em concordância com os toureiros contratados para as anteriores datas, manter os mesmos cartéis, porém, quis o destino que dois dos cavaleiros anunciados tivessem de ser substituídos – António Ribeiro Telles, que sofreu uma violenta colhida em Reguengos de Monsaraz, no passado dia 15 de Agosto, e agora João Moura Júnior, que resultou lesionado numa perna e numa vista durante um treino. Para substituir o marialva da Torrinha vem outro toureiro da mesma “escola”, João Ribeiro Telles, que, assim, repete a sua presença nas duas corridas desta Feira Taurina de Outono, e para substituir o jovem marialva de Monforte vem seu pai, o consagrado João Moura, que ainda recentemente triunfou categoricamente no Campo Pequeno, tendo sido sacado em ombros no final da corrida.

Assim, João Ribeiro Telles, que tem somado por triunfos as suas anteriores actuações, vai enfrentar-se num dia com João Moura, expressão do novo toureio a cavalo, e com seu primo Francisco Palha, um dos mais valorosos cavaleiros da actualidade.

Para além destes cavaleiros há considerar a presença de um dos melhores matadores da actualidade – Julián Lopéz “El Juli” – que oferece uma garantia de entrega e de empenho excepcional, a par da sua inestimável valia técnica e artística. Uma Figura!

PUBLICIDADE

A tradição escalabitana na arte de pegar toiros está bem representada na participação do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, nas duas corridas, sendo que na corrida de domingo repartirá cartel com o Grupo de Forcados Amadores de Évora.

No aspecto ganadeiro a aposta é também muito forte. No sábado serão lidados toiros de António Silva por João Moura e por João Ribeiro Telles, e no domingo serão lidados toiros de Veiga Teixeira pelos cavaleiros João Ribeiro Telles e por Francisco Palha, e “El Juli” lidará toiros de Garcigrande.

Os dados estão lançados para duas grandes corridas de toiros.

Ludgero Mendes

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.