Vila de Pernes lança Rotas Culturais e de Natureza

As Rotas Culturais e de Natureza de Pernes são apresentadas ao público nos dias 25 e 26 de Julho, numa organização do Sítio Medieval e da Associação Pernes Medieval, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia de Pernes. 

Esta iniciativa que conta com um vasto programa, tem como objectivo divulgar a História, a Cultura e o Património de Pernes e de Santarém, para além de pretender captar visitantes e turistas para a freguesia de Pernes e para o concelho de Santarém, como forma de desenvolvimento económico, na área do Turismo Cultural. 

Todas as actividades estão a ser preparadas e realizadas ao abrigo das normas da DGS – Direção Geral de Saúde, actualmente em vigor, e com todas as protecções necessárias.

PUBLICIDADE

Para poder participar nesta viagem no tempo ao Património Histórico, Cultural, Etnográfico e Natural de Pernes e Santarém pode-se inscrever através do telemóvel: 925 486 606 ou email: pernesmedieval@gmail.com. A inscrição e pagamento antecipados, são obrigatórios (limite máximo de participantes por actividade).

O programa tem início no sábado, dia 25 de Julho, às 10h00, com a Rota das Terras de Lobos – Percurso de natureza dedicado à fauna e à flora do Sítio Medieval, assim como às actividades de agricultura e caça em Pernes, com Educação Ambiental. A história das antigas alcateias de lobo, os javalis e as aves de rapina locais, as ervas medicinais e a sua utilização ao longo da história.

Pelas 11h00, tem lugar uma Mostra de Armas, pela Associação Armas da História e às 11h30 um Workshop de Barro, pela mesma associação.

Entre as 12h30 e as 14h00, tem lugar o Almoço/Experiência Medieval, a cargo da Associação Pernes Medieval. Esta actividade está sujeita a confirmação.

Pelas 15h00, tem início a Mesa Redonda: “Pernes, Destino com História”, pela Junta de Freguesia de Pernes, aberta à comunidade e com a participação de personagens da história e cultura desta freguesia.

Entre as 17h00 e as 19h00, é apresentada a Rota dos 5 Sentidos, num Percurso dedicado às experiências sensoriais na natureza, com prova de doces conventuais, vinho e infusões de plantas. O percurso da água e a sua história, do mais rico lençol freático da Península Ibérica à história dos moinhos da Ribeira de Pernes. O som das aves, das cigarras e do vento, e as cores e cheiros das flores. Um mundo de experiências para partilhar!

Às 21h30 tem lugar a Hora do Lobo – Contadora de Histórias, com Vera Cardoso.

Às vezes uma história não é apenas uma história… Desde há milhares de anos que o homem sobrevive com a ajuda das histórias. Dos segredos dos antigos, dos serões à lareira, dos sonhos das crianças e adultos. Neste serão vão ser partilhadas algumas das histórias de Pernes e é feito o convite aos participantes para interagirem com a contadora de histórias.

No domingo, dia 26 de julho, as actividades tem início às 10h00 com a Rota da Reconquista – Percurso dedicado à divulgação do património histórico e monumental de Pernes, assim como das suas lendas, mitos e tradições. Esta é uma terra com história. Uma terra de guerras e batalhas. Uma terra de pão e vinho. Vão ser seguidos os passos do exército de D. Afonso Henriques e dos Templários que o acompanhavam e conhecer os seus segredos.

Pelas 11h00, tem lugar uma Mostra de Armas, pela Associação Armas da História e às 11h30 há Workshop de Barro pela mesma associação.

Entre as 12h30 e as 14h00 tem lugar o Almoço/Experiência Medieval, a cargo da Associação Pernes Medieval. Esta actividade está sujeita a confirmação

Às 16h00 tem início o Workshop de Barro, pela Associação Armas da História.

Entre as 17h00 e as 19h00, decorre a Rota das Terras de Lobos – Percurso de natureza dedicado à fauna e à flora do Sítio Medieval, assim como às actividades de agricultura e caça em Pernes, com Educação Ambiental. A história das antigas alcateias de lobo, os javalis e as aves de rapina locais, as ervas medicinais e a sua utilização ao longo da história.

As actividades terminam às 19h00.

Todos os participantes devem fazer-se acompanhar com máscaras e kit de álcool gel e cumprir o devido afastamento dos restantes participantes.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS