Foto Ilustrativa

O distrito de Santarém apresenta esta segunda-feira, 15 de Julho, um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para além do distrito de Santarém, estão sob o mesmo risco os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja e a ilha da Madeira.

O IPMA recomenda, em caso de risco extremo, que a população evite a exposição ao sol o mais possível.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Leia também...

Cadáver de idoso recolhido ao fim de 10 horas após ser declarado o óbito

O corpo do coronel João Manuel Taxa Araújo foi recolhido cerca das 20 horas da rua Virgílio Arruda, em Santarém. A recolha do corpo…

Santuário de Fátima ajusta programa de cerimónias face ao surto

O Santuário de Fátima anunciou a supressão, na sexta-feira, da procissão da peregrinação ao Santuário, bem como a transferência da missa para a Capelinha…

Vitória Clube de Santarém sagra-se tri-campeão

O Vitória Clube de Santarém atingiu este sábado um dos grandes objectivos da época, assegurando a conquista, pela terceira época consecutiva, do Campeonato Distrital…

Funcionária de restaurante em Santarém sofre acidente de trabalho

Uma funcionária de um estabelecimento de restauração em Santarém, sofreu ferimentos ligeiros na noite desta quarta-feira, 10 de Abril, na sequência de uma aparatosa…