Já falta pouco tempo para a inauguração da temporada taurina na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, o que ocorrerá no próximo dia 19 de Março, Dia de S. José, pelas 16 horas.

Anuncia-se uma corrida à portuguesa, com a particularidade de constituir um mano-a-mano entre dois dos mais auspiciosos cavaleiros da actualidade – João Moura Júnior e Francisco Palha.

Senhores de um estilo e de um conceito de toureio muito personalizado, ambos reúnem a essência mais profunda do toureio equestre, no que muito valorizam esteticamente a sua função. João Moura Júnior herdou a nova maneira de tourear a cavalo aprimorada por seu pai, privilegiando as distâncias mais curtas e os andamentos mais templados, para cravar a ferragem em terrenos do máximo compromisso; Francisco Palha privilegia o conceito mais clássico do toureio marialva, alargando distâncias nos cites e carregando as sortes ao piton contrário, em terrenos do toiro, empolgando o conclave pela verdade do tempo da reunião.

Sem dúvida que se os toiros de Murteira Grave investirem e os toureiros estiverem em dia de inspiração, todos teremos motivos para recordar este desafio por muitos anos.

Do mesmo modo, todos temos bastas e fundamentadas razões para acreditar que ao nível da forcadagem assistiremos também a uma valorosa jornada de arte, de técnica e de poder, pois em praça estarão os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e os de Évora, capitaneados, respectivamente, por João Grave, na temporada da sua despedida, e por João Pedro Oliveira.

Leia também...

Convento de S. Francisco recebe III Jornadas do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

Evento destinado a comemorar 10º aniversário da instalação do tribunal.

Associação de Futebol de Santarém ultrapassa fasquia dos 9 mil atletas

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) na época 2023-2024, ultrapassou os…

Município de Santarém e Junta de Pernes debatem concretização de ideias sobre património da Vila

No passado dia 15 de Junho, Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal…
Foto de arquivo

Coruche promove cordão humano no Dia da Mulher em solidariedade com a Ucrânia

No Jardim 25 de Abril.