Pouco passava das 18 horas quando as luzes de Natal foram ligadas junto ao Largo do Seminário, em Santarém, pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, Inês Barroso, vice-presidente da Câmara e algumas crianças que se juntaram aos autarcas para dar luz ao ‘Reino do Natal’ no planalto da cidade.
Seguiu-se um espectáculo piromusical que marcou o arranque oficial das festividades desta quadra.
Apesar da chuva, algumas dezenas de pessoas não arredaram pé para assistir ao fogo de artifício.
O ‘Reino de Natal’ é um projecto da autarquia, em parceria com a Associação Empresarial e Comercial, que pretende atrair visitantes e estimular o comércio de proximidade.
O Jardim da Liberdade e a Praça Sá da Bandeira, junto da Sé Catedral, serão os centros de toda a animação, que se estenderá a todo o centro histórico.
Este ano, o espaço da iniciativa ‘Reino de Natal’ terá uma pista de gelo e um comboio a circular pela cidade “com um percurso mágico”, segundo a autarquia.
O Largo do Seminário terá o já tradicional presépio, assim como uma árvore de Natal de grandes dimensões. No Palácio Landal, sede da ACES, ficará instalado o que é considerado o maior presépio tradicional do Ribatejo, de Eurico Ribeiro, com cerca de 400 peças em terracota.
Além de outras actividades para esta época, a autarquia promove o Segundo Encontro de Pais Natal Motard, que promete ser épico: dezenas de motards vestidos de Pai Natal vão fazer um desfile a 16 de Dezembro, a partir das 10:00. O ponto de encontro é o Jardim da Liberdade.
Santarém também já anunciou a programação para a Passagem de Ano na cidade. O grande cabeça de cartaz é Miguel Araújo, que vai tocar logo após o espectáculo de fogo de artifício à meia-noite. Tudo acontece, mais uma vez, no Jardim da Liberdade, onde também actuam os JC Power e o DJ Nuno Costa.
Com o programa de animação de Natal, a autarquia pretende dar ainda mais vida a Santarém, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade, estimulando o comércio de proximidade, envolvendo as instituições públicas e privadas e ao mesmo tempo devolver a auto-estima aos escalabitanos, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva.