O Município de Santarém vai dar início, esta semana, à elaboração do inventário da estrutura arbórea Municipal, no âmbito do projeto “Territórios Inteligentes – Aquisição de Plataformas Verticais e Serviços Associados”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT). Informa a Câmara Municipal em comunicado.
Segundo a nota de imprensa, a ação, que deve durar três semanas, visa cumprir as exigências do Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano, que obriga os municípios a realizar um levantamento completo das árvores em espaços públicos e privados pertencentes ao município.
Nesse sentido, o presente inventário traduz-se “numa ferramenta crucial para a gestão sustentável do arvoredo urbano” e será realizado através da identificação, caracterização e registo das árvores presentes nas áreas urbanas de Santarém.
No final do processo, os dados serão disponibilizados numa plataforma eletrónica, em regime de dados abertos, “garantindo transparência e facilitando o acesso da população à informação”, sobre o estado e a distribuição das árvores no município.
A realização do inventário possui ainda um “caráter estratégico”, visto permitir uma “gestão mais eficaz” do arvoredo urbano, promovendo a saúde ambiental da cidade e facilitando futuras intervenções para a preservação e valorização da estrutura verde urbana.
A autarquia comunica que os trabalhos podem ocasionar alguns constrangimentos temporários em determinadas áreas da cidade. Caso aconteça, a Câmara irá informar regularmente a população sobre o andamento da ação, utilizando os canais de comunicação habituais, apelando também à compreensão de todos, para eventuais inconvenientes causados durante a execução das atividades.
