Foto: Câmara Municipal de Santarém

O Município de Santarém vai dar início, esta semana, à elaboração do inventário da estrutura arbórea Municipal, no âmbito do projeto “Territórios Inteligentes – Aquisição de Plataformas Verticais e Serviços Associados”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT). Informa a Câmara Municipal em comunicado.

Segundo a nota de imprensa, a ação, que deve durar três semanas, visa cumprir as exigências do Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano, que obriga os municípios a realizar um levantamento completo das árvores em espaços públicos e privados pertencentes ao município.

Nesse sentido, o presente inventário traduz-se “numa ferramenta crucial para a gestão sustentável do arvoredo urbano” e será realizado através da identificação, caracterização e registo das árvores presentes nas áreas urbanas de Santarém.

No final do processo, os dados serão disponibilizados numa plataforma eletrónica, em regime de dados abertos, “garantindo transparência e facilitando o acesso da população à informação”, sobre o estado e a distribuição das árvores no município.

A realização do inventário possui ainda um “caráter estratégico”, visto permitir uma “gestão mais eficaz” do arvoredo urbano, promovendo a saúde ambiental da cidade e facilitando futuras intervenções para a preservação e valorização da estrutura verde urbana.

A autarquia comunica que os trabalhos podem ocasionar alguns constrangimentos temporários em determinadas áreas da cidade. Caso aconteça, a Câmara irá informar regularmente a população sobre o andamento da ação, utilizando os canais de comunicação habituais, apelando também à compreensão de todos, para eventuais inconvenientes causados durante a execução das atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Ministro do Ambiente afasta cenário de maior caudal do Tejo vindo de Espanha

O ministro do Ambiente reafirmou hoje a necessidade de “aprofundar a Convenção de Albufeira”, para haver uma maior regularidade nos caudais do rio Tejo,…

Soluções para falta de água no Médio Tejo apresentadas em Setembro

O Governo vai colocar em discussão em Setembro três propostas para colmatar a falta de água no Médio Tejo, uma delas contemplando uma ligação…

Cidade de Fátima vai ter um parque verde

O lançamento do concurso público para a construção de um parque verde na cidade de Fátima, investimento de 300 mil euros, foi aprovado em…

Ministro do Ambiente inaugura centros de compostagem comunitária da Ecolezíria

Governante elogia Ecolezíria pelo cumprimento de metas ambientais.