A Câmara de Santarém já instalou, desde final de Setembro de 2018 até agora, cerca de 6300 luminárias com tecnologia LED, o que corresponde a cerca de 78% da obra executada. No total, vão ser instaladas 8100 novas luminárias, repartidas pelos 7737 pontos de luz a intervencionar, que representam cerca de 33% do total da rede de iluminação pública no Concelho, que contempla mais de 24.000 luminárias.
Com esta intervenção, estima-se uma poupança média de 66% do consumo, verificando-se poupanças superiores a 70%, numa fase de testes. Em valor absoluto, a poupança no consumo energético é superior a 250.000 €.
As zonas de intervenção resumem-se a diversos locais de consumo um pouco por todo o Concelho, nomeadamente, nas freguesias de Abitureiras da Abrã, Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Alcanede, Alcanhões, Almoster, Arneiro das Milhariças, Azoia de Cima e Tremês, Casével e Vaqueiros, União de Freguesias da Cidade de Santarém (Marvila, Ribeira Santarém, S. Salvador e S. Nicolau), Moçarria, Pernes, Póvoa da Isenta, Romeira e Várzea, São Vicente do Paúl e Vale de Figueira e Vale de Santarém, num total de 158 Postos de Transformação, sendo que na zona rural são intervencionados 81 locais de consumo e na zona urbana da Cidade são intervencionados 77 locais.
O prazo de execução da obra está previsto para final de Abril deste ano, e os trabalhos por concluir, dizem respeito, essencialmente, a arruamentos que carecem de acompanhamento policial para a sua execução e a pontos de luz que necessitam de um acessório de fixação especial para a luminária Led. A Câmara de Santarém pretende lançar novo procedimento para substituição de mais 33% de luminárias por LED, ainda este ano.
Esta Operação de Eficiência Energética na Iluminação Pública do Portugal 2020, no que diz respeito, especificamente à iluminação pública do Município de Santarém tem como objectivo a melhoria da eficiência energética, melhoria da qualidade e níveis de iluminação associados ao actual parque de luminárias no Concelho e consequentemente a redução da factura energética, com vista a apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono.
O projecto consiste numa intervenção nos sistemas de iluminação pública, com substituição de luminárias equipadas com lâmpadas de descarga (vapor de mercúrio e vapor de sódio de alta pressão) obsoletas e/ou com mais de 10 anos de vida útil, por luminárias de tecnologia LED, mais eficientes, de menor consumo energético, elevado rendimento e com índices de restituição cromática mais elevados.
Este projecto teve início em 2014 e envolve os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, num total de 42 mil luminárias substituídas nestes concelhos que representará uma poupança global de cerca de 1.2 milhões de euros por ano, num investimento total de cerca de sete milhões de euros comparticipados a 95 por cento.