A Câmara de Santarém vai investir 61 mil euros na campanha “Natal compre local”, financiando a aquisição de 10.000 ‘vouchers’ que duplicam o valor de cinco euros pagos pelos munícipes, como incentivo ao comércio local e apoio às famílias.
A campanha, aprovada na reunião do executivo municipal de segunda-feira, tem ainda uma componente solidária, já que, por cada ‘voucher’ vendido, um euro será doado a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.
Cada munícipe poderá adquirir, entre 01 de Dezembro e 06 de Janeiro, um máximo de quatro ‘vouchers’, por cinco euros cada, com os quais poderá fazer compras, até 15 de Janeiro, no dobro do valor, com a diferença a ser coberta pelo município.
A autarquia entrega a verba à Associação Comercial, a qual fica com a responsabilidade de pagar aos comerciantes aderentes, mediante a apresentação dos ‘vouchers’ e dos comprovativos das compras. Caso se esgotem os ‘vouchers’ disponibilizados, a verba de 10 mil euros será distribuída, equitativamente, pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, pelo Centro de Solidariedade Social de Santarém e pela delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) contempladas na sequência de um sorteio realizado ao final da tarde de segunda-feira.
A deliberação da Câmara de Santarém inclui a aprovação de uma verba de 150.000 euros a atribuir à Associação de Comerciantes do concelho para a dinamização de actividades diárias de cariz natalício entre 07 de Dezembro e 08 de Janeiro de 2023, no centro histórico e, sobretudo, no Jardim da Liberdade, onde funcionará o “Reino do Natal”. O executivo liderado pelo social-democrata Ricardo Gonçalves justifica o investimento com a necessidade de incentivar os negócios no comércio tradicional, que tem na época natalícia a expectativa de um resultado positivo.