O Município de Santarém, através do Centro de Recolha Oficial de Santarém (CROAS), lança hoje, dia 1 de Setembro, a Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”, a cães e gatos de companhia e de rua, do concelho de Santarém, sob marcação prévia.

As inscrições para marcação devem ser efectuadas através do número de telefone do CROAS: 243 370 690 ou croas@cm-santarem.pt.

A esterilização é gratuita e decorre às quintas-feiras, das 10h00 às 17h00, até ao final de 2022.

Para beneficiar da mesma o detentor/cuidador deve ser munícipe com residência no concelho de Santarém, e os animais devem estar, ou ser, identificados e registados no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.

Esta Campanha tem como objectivo controlar a população de animais, contribuindo para a diminuição do número de animais não desejados e na prevenção da população de animais errantes, e evitar a sobrepopulação nos Centros de Recolha Oficiais, como o do Município de Santarém, tal como nos alojamentos das Associações de Protecção Animal.

A esterilização é uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem-estar animal, pelo que a diminuição da natalidade nos animais é um dos maiores auxílios no controlo do abandono, para além de reduzir o risco de doenças e outras infecções, a diminuição da agressividade dos machos, e proporcionar uma vida mais longa e saudável.

A reprodução sistemática de animais, sem que haja capacidade ou famílias suficientes para acolher os animais nascidos, pode configurar um maus-tratos.

Leia também...

Santarém sob aviso vermelho até às 10:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um novo aviso vermelho para o distrito de Santarém, que se junta ao de…

Ourém: Mulher detida por furto em estabelecimento comercial

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve uma mulher de 46 anos por furto a um estabelecimento comercial, no passado dia 3 de Outubro, no…

ACES Médio Tejo elevou nível de alerta para vermelho devido ao calor

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo subiu hoje o estado de alerta para o nível vermelho na área geográfica que…

APA assegura retirada de resíduos perigosos da Fabrióleo em Torres Novas

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinou hoje um protocolo com a Câmara de Torres Novas para resolver um problema ambiental e retirar este…