O Município de Santarém, através do Centro de Recolha Oficial de Santarém (CROAS), lança hoje, dia 1 de Setembro, a Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”, a cães e gatos de companhia e de rua, do concelho de Santarém, sob marcação prévia.

As inscrições para marcação devem ser efectuadas através do número de telefone do CROAS: 243 370 690 ou croas@cm-santarem.pt.

A esterilização é gratuita e decorre às quintas-feiras, das 10h00 às 17h00, até ao final de 2022.

Para beneficiar da mesma o detentor/cuidador deve ser munícipe com residência no concelho de Santarém, e os animais devem estar, ou ser, identificados e registados no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.

Esta Campanha tem como objectivo controlar a população de animais, contribuindo para a diminuição do número de animais não desejados e na prevenção da população de animais errantes, e evitar a sobrepopulação nos Centros de Recolha Oficiais, como o do Município de Santarém, tal como nos alojamentos das Associações de Protecção Animal.

A esterilização é uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem-estar animal, pelo que a diminuição da natalidade nos animais é um dos maiores auxílios no controlo do abandono, para além de reduzir o risco de doenças e outras infecções, a diminuição da agressividade dos machos, e proporcionar uma vida mais longa e saudável.

A reprodução sistemática de animais, sem que haja capacidade ou famílias suficientes para acolher os animais nascidos, pode configurar um maus-tratos.

Leia também...

A evolução do desporto em que apostar em Portugal

Com a criação da Secretaria de Regulação e Inspeção de Jogos em…

SCOCS com jovens do concelho de Tomar em movimento aquém e além fronteiras

A Associação Sport Clube Operário de Cem Soldos (SCOCS), do concelho de…

Fins de tarde inspiram mini-festival de música na vila medieval de Ourém

Oito nomes da música nacional actuam em vários espaços da vila medieval…

“Vivam em serviço de um amor maior que o próprio”

Carlos Manuel Oliveira é filho de Carlos Oliveira – O Chona. A…