O lançamento do concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura tendo em vista a construção do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU) foi aprovado na Reunião do Executivo, na segunda-feira, 26 de Junho.

Para o efeito, o Município vai atribuir um valor global de 27.500,00 euros a ser distribuídos pelos três que obtiverem melhor classificação: 1º lugar, 15 000,00 euros; 2º lugar, 7.500,00 euros e o 3º lugar 5.000,00 euros. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso.

O propósito da criação deste Museu, na antiga Escola de Cavalaria, assenta na difusão dos valores universais e nos direitos humanos, realçando, igualmente, o papel da Escola Prática de Cavalaria e dos militares de Abril no contexto da defesa desses mesmos valores e ideais, exaltando os valores de coragem, de abnegação de homens como Salgueiro Maia e seus colegas de armas, estrategas e executantes exemplares na consecução das operações militares que se apresentaram como intérpretes e defensores do Bem Comum e dos Direitos do Homem e que contribuíram para o estabelecimento da Democracia em Portugal.

Por outro lado, o Museu pretende valorizar, não só a acção militar, mas também o papel dos cidadãos escalabitanos ou residentes em Santarém que se envolveram na defesa dos mesmos e defender os valores de Bem Comum em detrimento dos individuais, bem como de Democracia, da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Leia também...

Igreja da Misericórdia de Coruche classificada como monumento de interesse público

A Igreja da Misericórdia de Coruche, fundada em 1580, foi classificada esta quinta-feira, 26 de Março, como monumento de interesse público, por se tratar…

Biblioteca de Azambuja alarga horário para servir melhor os utentes

A Biblioteca Municipal de Azambuja vai alargar o seu horário de funcionamento para servir melhor os seus utilizadores. Numa primeira fase, entre os dias…

Wayne Marshall grava novo trabalho no órgão de tubos de Fátima

O organista britânico Wayne Marshall regressou a Fátima para gravar o seu novo trabalho no órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do…

‘Expoégua’: Golegã inaugurou Ermida no decorrer da XVII Romaria a São Martinho

A XVII Romaria a São Martinho decorreu na manhã desta sexta-feira na vila da Golegã, inserida na vigésima edição da Expoégua, certame que decorre…