O lançamento do concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura tendo em vista a construção do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU) foi aprovado na Reunião do Executivo, na segunda-feira, 26 de Junho.

Para o efeito, o Município vai atribuir um valor global de 27.500,00 euros a ser distribuídos pelos três que obtiverem melhor classificação: 1º lugar, 15 000,00 euros; 2º lugar, 7.500,00 euros e o 3º lugar 5.000,00 euros. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso.

O propósito da criação deste Museu, na antiga Escola de Cavalaria, assenta na difusão dos valores universais e nos direitos humanos, realçando, igualmente, o papel da Escola Prática de Cavalaria e dos militares de Abril no contexto da defesa desses mesmos valores e ideais, exaltando os valores de coragem, de abnegação de homens como Salgueiro Maia e seus colegas de armas, estrategas e executantes exemplares na consecução das operações militares que se apresentaram como intérpretes e defensores do Bem Comum e dos Direitos do Homem e que contribuíram para o estabelecimento da Democracia em Portugal.

Por outro lado, o Museu pretende valorizar, não só a acção militar, mas também o papel dos cidadãos escalabitanos ou residentes em Santarém que se envolveram na defesa dos mesmos e defender os valores de Bem Comum em detrimento dos individuais, bem como de Democracia, da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Leia também...
Foto de arquivo

Exposição “A tiragem da cortiça: antes e depois” abre portas em Coruche

A exposição temporária “A tiragem da cortiça: antes e depois” abre portas…

“Vidas Íntimas” trouxeram riso e reflexão sobre o amor ao Teatro Sá da Bandeira

Vidas Íntimas, de Noël Coward, subiu no dia 1 de Fevereiro, ao…

Novas exposições nas ‘Galerias com Arte’ no centro histórico de Santarém

Há duas novas exposições de arte para visitar no centro histórico da…

Cineclube de Santarém assinala 65 anos com antestreia do filme “Prazer Camaradas!”

O Cineclube de Santarém assinala hoje os 65 anos da sua fundação…