O lançamento do concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura tendo em vista a construção do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU) foi aprovado na Reunião do Executivo, na segunda-feira, 26 de Junho.

Para o efeito, o Município vai atribuir um valor global de 27.500,00 euros a ser distribuídos pelos três que obtiverem melhor classificação: 1º lugar, 15 000,00 euros; 2º lugar, 7.500,00 euros e o 3º lugar 5.000,00 euros. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso.

O propósito da criação deste Museu, na antiga Escola de Cavalaria, assenta na difusão dos valores universais e nos direitos humanos, realçando, igualmente, o papel da Escola Prática de Cavalaria e dos militares de Abril no contexto da defesa desses mesmos valores e ideais, exaltando os valores de coragem, de abnegação de homens como Salgueiro Maia e seus colegas de armas, estrategas e executantes exemplares na consecução das operações militares que se apresentaram como intérpretes e defensores do Bem Comum e dos Direitos do Homem e que contribuíram para o estabelecimento da Democracia em Portugal.

Por outro lado, o Museu pretende valorizar, não só a acção militar, mas também o papel dos cidadãos escalabitanos ou residentes em Santarém que se envolveram na defesa dos mesmos e defender os valores de Bem Comum em detrimento dos individuais, bem como de Democracia, da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Leia também...

Salgueiro Maia: O grande Herói da Revolução de Abril

“Na Revolução do 25 de Abril só há um herói. E esse herói destemido e autêntico chama-se Fernando José Salgueiro Maia”, afirmou convictamente António…

‘Tomar Jazz’ regressa à cidade templária

Concertos, ‘jam sessions’ e oficinas, são algumas das atividades que vão fazer parte dos três dias de programação do evento. A improvisação e a…

Abrantes comemora 25 de Abril em formato online

A Assembleia Municipal de Abrantes irá realizar-se pelas 11h00 de domingo, a sessão comemorativa do 25 de Abril, sendo transmitida por meios digitais, através…

Centro Ciência Viva do Alviela recebe exposição “Cintilações e Reflexos – Água”

Os Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria estão a promover mais uma exposição, intitulada “Cintilações e Reflexos – Água”, patente nos Serviços Centrais…