O lançamento do concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura tendo em vista a construção do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU) foi aprovado na Reunião do Executivo, na segunda-feira, 26 de Junho.

Para o efeito, o Município vai atribuir um valor global de 27.500,00 euros a ser distribuídos pelos três que obtiverem melhor classificação: 1º lugar, 15 000,00 euros; 2º lugar, 7.500,00 euros e o 3º lugar 5.000,00 euros. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso.

O propósito da criação deste Museu, na antiga Escola de Cavalaria, assenta na difusão dos valores universais e nos direitos humanos, realçando, igualmente, o papel da Escola Prática de Cavalaria e dos militares de Abril no contexto da defesa desses mesmos valores e ideais, exaltando os valores de coragem, de abnegação de homens como Salgueiro Maia e seus colegas de armas, estrategas e executantes exemplares na consecução das operações militares que se apresentaram como intérpretes e defensores do Bem Comum e dos Direitos do Homem e que contribuíram para o estabelecimento da Democracia em Portugal.

Por outro lado, o Museu pretende valorizar, não só a acção militar, mas também o papel dos cidadãos escalabitanos ou residentes em Santarém que se envolveram na defesa dos mesmos e defender os valores de Bem Comum em detrimento dos individuais, bem como de Democracia, da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Leia também...

Há um poeta que há 11 semanas entrega “poemas quentinhos ao domicílio todas as manhãs”

Foto: Zé Paulo Marques “Ai que prazer / Não cumprir um dever, / Ter um livro para ler / e não o fazer!”. É…

Museu Diocesano assinala Dia dos Avós com fado

O Museu Diocesano de Santarém assinala na sexta-feira, 26 de Julho, o Dia dos Avós com actividades ao longo de todo o dia, com…

Quinzena da Enguia está de volta a Benfica do Ribatejo até dia 1 de Maio (c/vídeo)

A quinzena da enguia, evento que promove este prato gastronómico, está de volta após dois anos de pandemia à vila de Benfica do Ribatejo…

Seis concelhos do Médio Tejo recebem 20 actuações dos “Caminhos da Pedra” no fim-de-semana

O programa cultural em rede “Caminhos da Pedra” leva, de quinta-feira a domingo, duas dezenas de actuações a seis concelhos do Médio Tejo, depois…