O lançamento do concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura tendo em vista a construção do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU) foi aprovado na Reunião do Executivo, na segunda-feira, 26 de Junho.

Para o efeito, o Município vai atribuir um valor global de 27.500,00 euros a ser distribuídos pelos três que obtiverem melhor classificação: 1º lugar, 15 000,00 euros; 2º lugar, 7.500,00 euros e o 3º lugar 5.000,00 euros. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso.

O propósito da criação deste Museu, na antiga Escola de Cavalaria, assenta na difusão dos valores universais e nos direitos humanos, realçando, igualmente, o papel da Escola Prática de Cavalaria e dos militares de Abril no contexto da defesa desses mesmos valores e ideais, exaltando os valores de coragem, de abnegação de homens como Salgueiro Maia e seus colegas de armas, estrategas e executantes exemplares na consecução das operações militares que se apresentaram como intérpretes e defensores do Bem Comum e dos Direitos do Homem e que contribuíram para o estabelecimento da Democracia em Portugal.

Por outro lado, o Museu pretende valorizar, não só a acção militar, mas também o papel dos cidadãos escalabitanos ou residentes em Santarém que se envolveram na defesa dos mesmos e defender os valores de Bem Comum em detrimento dos individuais, bem como de Democracia, da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

Capela Dourada reabre ao público após obras de restauro e recuperação (c/vídeo)

A Capela Dourada, contígua à igreja de Jesus Cristo, reabriu ao público,…