O concelho de Santarém foi o que mais postos de trabalho criou no distrito durante os primeiros seis meses de 2025, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre Janeiro e Junho, foram criados 434 novos empregos no município, valor que coloca Santarém na liderança distrital, seguido de Torres Novas, com pouco mais de 250 novos postos de trabalho registados no mesmo período.
Em comparação com o total anual de 2024 — 597 novos postos de trabalho — o concelho atingiu já mais de 70% desse valor apenas na primeira metade de 2025, sinalizando uma aceleração da dinâmica económica local.
A taxa de desemprego em Santarém desceu para os 5%, o valor mais baixo da última década, acompanhando a tendência de crescimento do tecido empresarial. Só no mês de Junho foram criados 68 empregos e registadas 14 novas empresas, números que reflectem um reforço da actividade económica no concelho.
De acordo com fontes municipais, estes dados resultam de uma combinação de investimento público e privado, medidas de estímulo à economia local e do fortalecimento do ecossistema empresarial no concelho.