Um desfile com a participação de 2130 crianças vai abrir, na manhã do dia 01 de Março, as celebrações do Carnaval em Santarém, que este ano decorrem sob o lema “Alterações Climáticas”, anunciou hoje o município.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Educação e da Cultura, afirmou hoje, em conferência de imprensa, que o município reforçou os apoios a uma iniciativa que pretende que seja “agregadora de esforços”, ao envolver muitas das associações do concelho.

O programa do Carnaval em Santarém conta, além do envolvimento dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho no desfile de abertura, com a participação das associações e colectividades das freguesias, nos corsos agendados para sábado à noite e terça-feira à tarde (dias 02 e 05), e ainda com utentes de cerca de 90 por cento das instituições, centros de dia e lares, no “baile interinstitucional” que se realizará no dia 01, à tarde, na Casa do Campino, animado pelo ‘Madeira Show’, .

Este ano, o evento incluirá ainda uma iniciativa para as famílias, denominado “Carnaval das Famílias” que se vai realizar no sábado, dia 02, à tarde, a partir das 15:00, e que o município quer que seja um momento de “convívio e confraternização”.

Para o desfile nocturno de sábado, que se vai realizar no “sambódromo” que o município voltará este ano a criar no bairro de S. Bento, em antecipação do corso de terça-feira à tarde (a decorrer no mesmo local), foi pedido aos grupos participantes que coloquem iluminação nos carros alegóricos.

Inês Barroso afirmou que o município mantém uma ajuda financeira às associações visa uma “maior qualidade dos trajes e enfeites dos carros alegóricos”, sendo que as associações que participem com grupos de um mínimo de 20 pessoas e carros alegóricos nos dois desfiles receberão 800 euros (500 para as que participem só num dos dias) e as que não tenham carro alegórico receberão 200 euros (100 se participarem só num dos dias).

No corso de terça-feira de Carnaval haverá prémios para os melhores: 1000 euros para o primeiro prémio, 700 para o segundo e 400 para o terceiro. O grupo ‘mais folião’ receberá um cheque de 600 euros. Mas só poderão candidatar-se os grupos que participem nos dois desfiles.

Inês Barroso afirmou que as expectativas para este evento “são altas”, prevendo uma “enorme criatividade” e diversidade de temas nas escolhas dos participantes e das associações.

“A filosofia que temos seguido é a do envolvimento de todos. Seria, porventura, mais fácil, contratar uma Escola de Samba para fazer a animação mas não é isso que se pretende: o que queremos é que todos se envolvam num evento que é de todos e para todos”, concluiu.

Leia também...

Acidente aparatoso provoca quatro feridos, um deles grave

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros na tarde deste domingo,…

Carreiras da Rodoviária do Tejo, Lis e Oeste voltam à normalidade na segunda-feira

A Rodoviária do Tejo, Lis e Oeste manteve esta quinta-feira, 18 de…
Imagem Ilustrativa

Alteradas datas de provas e exames nacionais dos alunos do ensino obrigatório

As datas das provas e dos exames nacionais deste ano foram alteradas…

Três novos casos de infecção pela covid-19 nas últimas 24 horas no distrito de Santarém

Os concelhos de Rio Maior e Coruche registaram este domingo, 26 de…