A Câmara de Santarém quer reabrir “o mais rapidamente possível” o museu de S. João de Alporão, encerrado ao público em 2012 por razões de segurança, estando a ultimar uma “intervenção paliativa” com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém com o pelouro da Cultura, disse em declarações à Lusa que esta intervenção permitirá reabrir um “monumento lindíssimo”, que será depois alvo de uma “intervenção de fundo”, a decorrer de forma faseada.

Sem avançar uma data para a reabertura deste monumento nacional, considerado o primeiro testemunho do gótico em Santarém, a autarca afirmou que o objectivo é que ela ocorra “no mais curto espaço de tempo”.

O responsável pelo Santarém Cultura, João Aidos, adiantou à Lusa que o projecto para abrir o museu já está na DGPC, estando prevista a colocação de uma estrutura transparente que permitirá a entrada em segurança neste ‘ex-libris’ da cidade.

Um estudo solicitado em 2004 ao Departamento de Engenharia, Minas e Georrecursos do Instituto Superior Técnico revelou que a estrutura está a ser afectada por infiltrações a partir das fundações, pela constituição geológica da pedra usada na construção (bastante permeável e facilmente perecível perante a penetração de sais, que cristalizam) e pelos métodos construtivos e correctivos posteriores (como a utilização de argamassas, nomeadamente de cimento).

João Aidos afirmou que um dos maiores especialistas em restauro, que trabalhou na recuperação do Convento S. Francisco, em Coimbra, analisou a situação do S. João de Alporão, estando em curso um projecto de reabilitação para resolver os problemas de infiltração.

O museu é uma das estruturas da cidade que o Santarém Cultura quer devolver aos escalabitanos e aos visitantes, no âmbito de um trabalho que visa disseminar a cultura pelos vários equipamentos existentes.

Leia também...

Ex-autarca de Benavente António José Ganhão julgado em setembro por corrupção

O anterior presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão, e mais quatro arguidos, começam a ser julgados em Setembro por corrupção e prevaricação…

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim obtém certificação em Portugal

Foto de arquivo A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim já são certificadas em Portugal. Estes dois produtos originários da cidade de…

Militares e avião P-3 destacados para fazer vigilância na floresta no distrito de Santarém

As Forças Armadas destacaram 42 militares e um avião P-3 para fazer operações de patrulhamento e vigilância na prevenção de incêndios florestais em Portugal.…

Despiste de camião condiciona trânsito na A23

O despiste de um veículo pesado de mercadorias que seguia no sentido Abrantes – Castelo Branco na manhã desta quinta-feira, 7 de Fevereiro, provocou…