O Jardim Portas do Sol está a receber uma edição do Chefs on Fire, que traz a Santarém os maiores talentos da cozinha portuguesa para celebrarem a gastronomia com o desafio de prepararem pratos entre fogo, chamas e fumo. Os Chefs prometem apresentar pratos exclusivos, feitos com os melhores produtos locais.

Com um cartaz único, o evento, que arrancou hoje, sexta-feira, e se estende até domingo, conta com Rodrigo Castelo como embaixador, não só por Santarém ser a sua terra Natal, mas também por ter sido a cidade onde abriu o seu primeiro restaurante, em 2013, Taberna Ó Balcão, ainda sem prever o sucesso que se avizinhava. Atualmente, já sem o ‘Taberna’ no nome, o “Ó Balcão” é um reconhecido projeto que em 2024 conquistou uma Estrela Verde, uma Estrela Michelin, um Garfo de Ouro e o Prémio Sustentabilidade.

O cartaz é de luxo e conta ainda com nomes como Filipe Manhita, do Fortaleza do Guincho, Alexandre Silva do Loco e Rodrigo Castelo, do Ó Balcão, todos eles vencedores de Estrelas Michelin.

Esta sexta, dia 5 de Julho, os Chefs Ana Moura, do Lamelas, Rui Santos, do Deselegante, César Vitorino, do Foco e Filipe Manhita, da Fortaleza do Guincho são os responsáveis por confeccionar as iguarias.

A música, ao almoço contoua com Tomara que apresentou em Santarém uma evolução na sua sonoridade, com a introdução de elementos associados à estética electrónica sem se desvincular do folk e do som da guitarra, agora com o novo disco escrito em português.

Ao jantar, Cláudia Pascoal junta-se aos chefs para um concerto com a mesma naturalidade com que se sentaria à mesa a jantar com a família numa tarde de verão na pequena vila minhota de Arco do Baúlhe.

Amanhã, sábado, dia 6 de Julho, a gastronomia está a cargo de Rodrigo Castelo, do Ó Balcão, João Francisco Duarte, do Soão, João Saloio, da Mãe – Cozina com Amor e Diogo Caetano, do Terruja. Ao almoço, a música está a cargo dos Sal que trazem a Santarém o encontro entre a música tradicional portuguesa, das festas e romarias, com as guitarras e a eletrónica do pop-rock contemporâneo. Ao jantar, com os Bateu Matou, a batida é o Chef e o gancho é fogo. Ao convergir todas as claves presentes na cultura portuguesa, a sua música torna-se numa expressão viva e vibrante da diversidade das gentes, ritmos e histórias de Lisboa.

No dia 7 de julho, domingo, Alexandre Silva, do Loco, Filipe Ramalho, do Pateo Real, Maurício Lage, do Amassa e Annakaren Fuentes, de O Pastus, prometem manter a fasquia do que de melhor se serve na gastronomia portuguesa. Ana Lua Caiano, nomeada para “artista revelação” nos PLAY-Prémios da Música Portuguesa e para os NME Awards, apresenta-se ao almoço, com uma fusão musical entre a música tradicional portuguesa com a música eletrónica. Ao jantar, a promissora cantora e compositora nacional, Iolanda, é a última confirmação de concertos para o Pop-up do Chefs on Fire, em Santarém.

Os bilhetes para os almoços e paras os jantares dos doze dos melhores Chefs de Portugal já estão à venda, através do link: https://tinyurl.com/45uknwut . A cozinha de fogo, confecionada por incríveis Chefs, tem direito a música ao vivo – dois concertos por dia, boa comida, vibração e muita música.

Leia também...

Teqball de Santarém domina nas areias da Nazaré

O Estádio do Viveiro – Jordan Santos recebeu o I Open Beach Teqball Nazaré 2022, 3ª etapa do Circuito Nacional de Beach Teqball 2022,…

Santarém destaca património e aposta em novas rotas turísticas na BTL 2025

O Município de Santarém está presente na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até ao dia 16 de…

Orquestra Ligeira do Exército sobe ao palco do cineteatro da Chamusca

A Orquestra Ligeira do Exército sobe ao palco do cineteatro da Chamusca na próxima quarta-feira, dia 05 de Abril, pelas 20H30, para um concerto…

Grupo Rodoviária do Tejo adquire autocarro 100 por cento eléctrico

O serviço de transporte urbano de Santarém conta com um autocarro 100 por cento eléctrico a desde a passada segunda-feira. Esta acção resulta de…