Dia da Ascensão celebrado em São Vicente do Paúl

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira comemorou mais uma vez o Dia da Ascensão com um evento único, na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em São Vicente do Paúl.

A Capela, que só abre uma vez por ano, nesta altura, acolheu a população, que se juntou para a benção dos campos e para conviver, neste local considerado único e repleto de história.

A Capela remete ao ano de 1600, contando-nos a população que um doente que naquele local se refugiou para melhorar da sua doença assim o conseguiu, tendo erguido a capela como forma de agradecimento. Também os idosos contam que ouviam dizer que Nossa Senhora tinha aparecido a este doente neste local, tendo o doente dito que lhe construiria um local abrigado, para a mesma não estar na rua, ao calor intenso do sol. O local, junto ao Rio Alviela e envolto em arvoredo e campos férteis agrícolas proporciona um local de grande tranquilidade.

Com celebração eucarística pelo Sr. Padre Aníbal Vieira, pároco de São Vicente do Paúl, seguida de procissão, este final de tarde contou ainda com um lanche partilhado.

Este ano o evento foi mais longe, tendo-se recriado a travessia do Rio em tractor com atrelado, com fardos de palha a fazer de bancos, transportando a população que vinha do outro lado do rio.

No âmbito da recolha e registo patrimonial que esta União de Freguesias está a realizar, através da CSF SVP e VF – Comissão Social de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, foram efectuadas filmagens, fotografias e entrevistas sobretudo à população mais idosa que acedeu ao evento. É um projecto realizado com a colaboração da própria população, estendendo-se no tempo, pois é um trabalho de continuidade.

A Capela, de enorme simplicidade, não retrata ostentação mas a dureza dos tempos e local onde foi erguida, poucos recursos económicos mas a demonstração do acreditar e da necessidade de um local de oração.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS