O concelho de Santarém será o ponto de encontro de referência para os profissionais da fileira do mirtilo em Portugal, nos próximos dias 12 e 13 de Março.
Na sua 14.ª edição, o Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo volta a juntar centenas de produtores, mas também técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores, para abordar os desafios e o futuro desta cultura, cujo interesse e relevância no setor tem crescido significativamente nos últimos anos.
O programa deste ano destaca-se pela abordagem a temas essenciais numa agricultura moderna, como foco na gestão eficiente das explorações, dos mercados e tendências de consumo, da inovação, tecnologias e a inteligência artificial em contextos agrícolas, bem como a mecanização ou a investigação aplicada na resolução de problemas da fileira.
O evento, que decorrerá durante dois dias, inicia com um ciclo de palestras, debates, com área de expositores, num ambiente catalisador de conhecimento e oportunidades e termina numa exploração de mirtilos, onde serão feitas demonstrações, apresentações de tecnologias, atividades práticas, sessões técnicas e momentos de networking.
Organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.
